Usuários do CAPS de Itapevi expõem suas obras de arte no Itashopping

Exposicao__CAPS_Com o objetivo de celebrar o dia 18 de maio, data que marca o movimento nacional de luta antimanicomial, a Prefeitura de Itapevi, por meio da Secretaria de Higiene e Saúde, promoveu a 2ª Exposição de Artes do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) II – Espaço Conviver.

Ao longo de toda a semana, as obras confeccionadas pelos usuários exclusivamente para a ocasião ficaram expostas, de forma inédita, no Itashopping, para visitação popular.

 

Desenhos, pinturas e outras obras artísticas produzidas com grafite, carvão, hidrocor, giz e acrílica serviram para que os usuários de Saúde Mental expressassem sua visão de mundo à população. Paulo José Monteiro de Souza, de 38 anos, foi uma das pessoas que participaram da exposição. Frequentando o CAPS há seis anos, há pouco mais de dois ele encontrou, na arte em biscuit, uma atividade apaixonante, que além de terapêutica, auxilia na geração de renda.

 

“Sou muito feliz em participar das atividades do CAPS. O ambiente é muito bom e a programação é extensa. Essa, no entanto, é a primeira vez que participo de uma exposição externa e é uma grande realização para todos nós”, comentou Paulo.

 

O munícipe Flávio Miranda dos Santos prestigiou a exposição e se surpreendeu com o talento existente no CAPS. “Não imaginava que houvesse pessoas com tanta sensibilidade como os autores destas obras. Alguns dos trabalhos que vi são realmente muito bons. Torço para que ano que vem tenhamos a oportunidade de apreciar outras obras destes artistas locais”, avaliou.

 

O “Espaço Conviver” foi implantado em Itapevi em 2006 para disponibilizar um atendimento de reabilitação diário aos portadores de transtorno mental grave e severo. Para isso, conta com uma equipe multidisciplinar que acolhe, avalia e propõe um projeto terapêutico que poderá contemplar cuidados intensivos (diários), semi-intensivos (alguns dias da semana) ou não intensivos (alguns dias do mês).

 

Atualmente, o programa beneficia 118 pessoas, e tem colaborado para a inclusão dos portadores de transtornos à sociedade, diminuir a incidência de internações psiquiátricas e fortalecer os laços familiares, sociais e de trabalho.

 

Diversas são as atividades desenvolvidas no CAPS de Itapevi. Um exemplo é o Grupo de Horticultura Orgânica e Auto Sustentável. Criado há quatro anos, visando apenas o plantio e colheita de inúmeros alimentos, o projeto cresceu e atualmente produz adubos e inseticidas através de resquícios da própria cozinha do CAPS. Para se ter uma ideia, somente no mês de março os usuários reestruturaram os canteiros da horta retirando das ruas mais de 800 garrafas pets.

 

Serviço

O CAPS “Espaço Conviver” de Itapevi atende adultos que apresentam sofrimento psíquico grave e severo encaminhados pelos serviços de saúde do município. A unidade funciona de segunda à sexta-feira, das 08h às 17h. Mais informações: 4142-5595.

 

Esta foi a primeira exposição externa realizada pelo CAPS “Espaço Conviver”

Relacionados