Revista Exame aponta que Itapevi está entre as melhores cidades para negócios no país

A cidade de Itapevi é, mais uma vez, destaque em publicações especializadas em economia e negócios no Brasil em função do seu expressivo desenvolvimento econômico nos últimos anos. A edição 1064 da revista Exame, publicada na última semana, traz um levantamento sobre os municípios brasileiros com melhor desenvolvimento econômico e aponta Itapevi como o 9.º colocado na lista, o primeiro no Estado de São Paulo.

O levantamento é parte da reportagem ‘As melhores cidades para os negócios’, no qual o  tema principal é a lista das cidades brasileiras acima de 100 mil habitantes com maior potencial para receber novos empreendimentos. Nessa lista Itapevi figura na 48.ª colocação, à frente de capitais brasileiras como Belém (PA), Cuiabá (MT) e Teresina (PI), e de cidades da Grande São Paulo, como Santo André, Guarulhos, Cotia e Osasco.

Para elaborar o ranking, a revista analisou 27 indicadores – como o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) e o Índice da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), crescimento populacional e de emprego, Produto Interno Bruto (PIB), dentre outros – cada um com seu peso e importância, totalizando 34 pontos. Itapevi somou 12,33 pontos, enquanto a líder Vitória (ES) registrou 17,36.

O resultado é retrato da situação atual do município. Itapevi tem um parque industrial em franca expansão, já que nos últimos anos obteve um aumento da ordem de 40% no número de novas empresas instaladas, possuindo cerca de 15 km² de área disponível para novos empreendimentos industriais. Empresas como a CacauShow, a Bomi Brasil e a Ferla Alimentos se instalaram na cidade nos últimos anos e mais empresas de grande porte vêm ocupando os espaços industriais de Itapevi.

O municipio emprega centenas de novos profissionais a cada mês, para atuação tanto na indústria quanto no comércio. Em outubro do ano passado, Itapevi foi a segunda cidade em empregabilidade no Estado – na ocasião gerou 1477 postos de trabalho – atrás apenas da capital paulista, segundo o Ministério do Trabalho e Emprego. A área comercial, inclusive é uma das três mais vibrantes da Grande São Paulo. Com tudo isso, o município hoje possui um dos maiores orçamentos da região, com mais de R$ 573 milhões previstos para 2014.

Segundo o prefeito Jaci Tadeu, a reportagem traduz em palavras uma série de ações que a administração municipal vem mantendo nos últimos anos. “Da nossa parte, tratamos de aproveitar as condições que a cidade oferece: amplo espaço para novas empresas, acesso fácil a rodovias e proximidade com a capital do Estado. Investimos em infraestrutura e incentivamos a chegada de novos empreendimentos. O resultado está aí e nos dá o norte para seguir crescendo”, afirma Jaci Tadeu.

Para manter o crescimento acentuado, a Prefeitura tem como desafio a qualificação profissional dos moradores de Itapevi. Educação profissionalizante é uma das metas da atual administração, que deverá ser feita através de ações conjuntas. “Já formalizamos um protocolo de intenções para instalação de unidade do Senai em Itapevi e estamos em fase avançada de negociações com o Estado, para a construção de uma escola técnica, o que deve acontecer em breve”, finalizou o prefeito.

Relacionados