Com atraso, Alckmin reinaugura trecho da CPTM em Itapevi, na Grande São Paulo

Depois de quase quatro anos de obras e mais de dois anos de atraso, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) reinaugurou oficialmente nesta quarta-feira (23), o trecho de 6,3 km da extensão operacional da Linha 8-Diamante da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), em Itapevi, na Grande São Paulo, fechado para a reforma em maio de 2010.

O ramal, que antes tinha cinco estações, foi reaberto com três: Itapevi, Santa Rita e Amador Bueno.

Durante a cerimônia de descerramento das placas de reinauguração das Estações Santa Rita e Amador Bueno, o tucano prometeu reconstruir as outras duas paradas que existiam nesse trecho antes da revitalização, Ambuitá e Cimenrita, também em Itapevi. Elas não estavam no projeto original de reforma, lançado no governo José Serra, antecessor de Alckmin também filiado ao PSDB. O projeto de Ambuitá já está pronto, garantiu o tucano.

O trecho em questão passa a ser atendido por trens antigos com apenas quatro vagões e sem ar-condicionado, como os novos que operam no restante da Linha 8. Além disso, para que os passageiros de distritos populosos de Itapevi, como Amador Bueno, possam seguir para a região central de São Paulo, onde termina o ramal, têm que fazer baldeação na Estação Itapevi, já que os trilhos não são complementares.

O governo informou ter gasto R$ 83,5 milhões para a modernização, iniciada em 2010. Naquela época, a promessa de entrega do trecho reformado era o fim de 2011, o que não se concretizou. A gestão Alckmin creditou a demora a questionamentos feitos pelo Ministério Público a respeito das passagens de nível (locais em que as pessoas ou carros atravessam os trilhos) desse tramo da Linha 8.

Trenzinho

Durante coletiva à imprensa na Estação Amador Bueno. O governador explicou o porquê do tamanho reduzido dos trens.

– Aqui não tem uma demanda para oito carros (vagões), então é um trem com quatro carros. Não é trenzinho, é trem normal.

Questionado sobre demanda para ar-condicionado, o tucano falou:

– Pode ter. A CPTM fez a reforma, ela mesma, nas suas oficinas.

O secretário estadual de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, disse que há 3,5 mil passageiros no trecho entre Amador Bueno e Itapevi, um número bem inferior ao do restante da linha. Por isso, a CPTM decidiu cortar os trens antigos, que antes tinham oito vagões, para composições menores, mais adequadas à demanda do local. Ele d[a mais detalhes sobre as operações:

– A frequência que temos lá (no resto da Linha 8-Diamante) é de (um trem por sentido de) quatro em quatro minutos na hora do pico, chegando agora a três. Então, (aqui) não há passageiro suficiente para você servir com o mesmo trem que está lá. Cada trem aqui é para mil passageiros, o que é bastante suficiente para dar acesso aos 3,5 mil passageiros por dia. No horário de pico da manhã, por exemplo, dá em torno de 700 passageiros. Um trem cheio levaria todo o pico da manhã.

Antes da reforma o trecho só tinha uma via, fazendo com que o trem fosse e voltasse pelos mesmos trilhos, impedindo a CPTM de aumentar o seu intervalo. Agora, a oferta será de quatro saídas de trem por hora.

O secretário Fernandes disse ainda que a licitação e as obras das Estações Ambuitá e Cimenrita começam no ano que vem. Segundo ele, as duas podem ser entregues em 2016.

— Não é uma obra tão grande, mas uma estação sempre leva 12 meses.

Desde o início do mês, o trecho Amador Bueno-Itapevi funcionava em operação assistida, apenas durante uma parte do dia. A partir desta quinta-feira (24), o horário será integrado ao restante da operação da CPTM, ou seja, das 4h à 0h. Com a reintegração dos 6,3 km da extensão operacional da Linha 8-Diamante, a CPTM passa a contar com 261,3 km de trilhos.

Fonte_ Estadão

 

Confira as fotos – fotografo  Nilton Ramos!!!

 

 

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