PROFESSORES DE ITAPEVI APRENDEM A LINGUAGEM DE SINAIS

_Curso_LibrasCom o objetivo de possibilitar a plena inclusão de crianças com necessidades especiais na rede municipal de ensino, dezenas de professores de Itapevi participaram, na última semana, de um curso de Libras (Língua Brasileira de Sinais), linguagem utilizada por surdos-mudos para se comunicar.

 

 A atividade, realizada no auditório Professor Darcy Ribeiro, foi ministrada por Simone Aparecida de Campos, professora do Núcleo Especializado de Educação Inclusiva (NEEI).

Entre outros assuntos inerentes ao tema, Simone falou das principais características de Libras e alguns vícios de linguagem adquiridos pelos alunos que devem ser corrigidos pelos professores. Por meio de apostilas ilustrativas, os participantes da atividade puderam aprender o alfabeto manual e alguns significados básicos como mãe, pai, família, banheiro, obrigado, por favor, entre outros. “Assim como idiomas estrangeiros necessitam ser praticados para um bom entendimento, a linguagem de Libras também requer prática e dedicação para seu aprendizado”, afirmou Simone.

Este foi o terceiro encontro do grupo que teve como objetivo capacitar o corpo docente das escolas municipais para o atendimento aos portadores de qualquer tipo de necessidade especial. Além disso, nas últimas semanas, unidades da rede municipal de ensino também receberam a visita de palestrantes do NEEI. É o caso dos CEMEBs Governador André Franco Montoro, Maestro Gilberto de Pinho, Monteiro Lobato, Tarsila do Amaral, Jornalista João Valério de Paula Neto e da EM Flor de Lis.

Para a prefeita Dra. Ruth Banholzer, a inclusão de crianças com necessidades especiais nas escolas municipais já é uma realidade em Itapevi e tem servido de exemplo para outros municípios do Estado. “Estamos demonstrando, por meio de políticas públicas de inclusão, que toda criança é diferente, seja ela portadora de necessidade especial ou não. Portanto, todas merecem seus próprios cuidados e a convivência entre elas contribui substancialmente para seu desenvolvimento”, comenta Dra. Ruth.

No próximo dia 28, está previsto um novo encontro com os professores. Desta vez, a equipe do NEEI falará do atendimento aos portadores de autismo, alteração que afeta a capacidade de comunicação do indivíduo, de estabelecer relacionamentos e de responder apropriadamente ao ambiente, mas que não o impede de aquirir novos conhecimentos e de conviver com outros alunos.

Relacionados