Prefeitura vai restringir circulação de caminhões pesados na região central de Itapevi

Restrcao_caminhoesSerá implantada em Itapevi a restrição de circulação de caminhões pesados na região central do município em horários de pico.

A medida será implementada pela administração municipal a partir de abril, após estudos de impacto no trânsito da cidade no início da manhã e ao final da tarde, horários nos quais a circulação de veículos é mais intensa.

Segundo a Secretaria de Segurança, a restrição atinge os principais acesso da cidade: as avenidas Presidente Vargas, Carolina de Abreu Paulino, Cezário de Abreu, Feres Nacif Chaluppe e trecho da Rubens Caramez, além de ruas adjacentes (ver abaixo). Entre as 6 e 9 horas da manhã e entre as 16 e 20 horas, caminhões acima de 10 toneladas não poderão circular nessas vias.

“Foi realizado um amplo estudo técnico, envolvendo diversas secretarias e departamentos municipais, tendo como objetivo principal facilitar a circulação de veículos nesses horários, sem prejudicar o comércio local e a qualidade de vida dos moradores”, destacou o prefeito Jaci Tadeu da Silva.

A medida passará a valer a partir de 8 de abril, quando agentes de trânsito permanecerão nas entradas do município durante o período de vigência da restrição, orientando motoristas e transportadores de cargas a utilizarem rotas alternativas (ver abaixo). Já a partir de 8 de maio, os motoristas passarão a ser notificados pela administração municipal. A Prefeitura também disponibilizará aos motoristas panfletos, placas e faixas orientativas sobre as mudanças.

Ainda neste mês, serão realizadas reuniões com comerciantes e empresários locais, visando orientá-los sobre as medidas, para que se adequem aos horários de circulação permitidas no centro de Itapevi. “Cabe ressaltar que não é uma ação definitiva: poderemos efetuar mudanças nas vias com restrição ou mesmo com relação aos horários. Tudo vai depender do comportamento do trânsito durante o período”, comentou o diretor do Departamento Municipal de Trânsito e Transporte (Demutran), Cícero Aparecido.

Lista de ruas e avenidas com restrição

Avenidas Presidente Vargas, Cezário de Abreu, Feres Nacif Chaluppe, Carolina de Abreu Paulino, Brasil e Rubens Caramez (entre a praça Carlos de Castro e o acesso à Rotatória da Cohab). Ruas Francisca Teixeira de Carvalho, Geraldo Vasques, Isola Belli Leonardi, Bonifácio de Abreu, Escolástica Chaluppe, Manoel Alves Mendes, Leopoldina de Camargo, Joaquim Nunes, João de Abreu, Pedro Luiz Garcia, Agostinho Ferreira Campos, Adalberto Montanher, Ari Barroso e Heloísa Hideko Koba, além da ladeira Hugo Michelotti, da estrada do Itaqui e da travessa dos Cajueiros.

Vias alternativas – liberadas para a circulação de caminhões

Avenidas Rubens Caramez (a partir da Rotatória da Cohab, sentido Cotia) e Leda Pantalena; Rodovia Engenheiro Renê Benedito Silva; estradas Pedra de Itapera, dos Coqueiros e do Itaqui; ruas Rafael Barranco, Arnaldo Sérgio Cordeiro das Neves, Brasília de Abreu Alves e Valdemar Petema.

Relacionados