PREFEITURA PROMOVE ATIVIDADES NA SEMANA NACIONAL DE TRÂNSITO

Semana_Nacional_de_TrnsitoPopulação poderá participar de diversas ações educativas entre os dias 21 e 25

Atitudes imprudentes, desatenção às normas de trânsito, imperícia. Muitas são as causas dos altos índices de mortes no trânsito brasileiro. Fatores que podem ser evitados a partir de uma política de conscientização séria e eficaz.

Sabendo disso, A Prefeitura de Itapevi, por meio do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), em parceria com a Patrulha de Trânsito da Guarda Municipal, desenvolverá diversas atividades durante a Semana Nacional do Trânsito. A ação, que recebe o apoio da ACITA (Associação Comercial de Itapevi), tem como objetivo educar os motoristas e diminuir, assim, os acidentes de trânsito na cidade. Estão previstas para a próxima semana diversas ações educativas, estimulando a participação da população itapeviense.

 Nesta segunda (21) e terça-feira (22), entre 09h e às 12h, e na quarta-feira (23), das 10h às 17h, motoristas serão orientados nos semáforos com a entrega de camisetas e cartilhas educativas, realizadas por agentes da Guarda Municipal e do Demutran, que abordam as leis do trânsito e visam conscientizar a conduta dos motoristas e pedestres nas ruas da cidade.

 Já na quinta-feira (24), na Praça 18 de Fevereiro, no centro da cidade, serão disponibilizados brinquedos da Secretaria de Esportes e Lazer, como piscina de bolinhas, tobogã inflável e cama elástica para o lazer das crianças. Também faz parte da programação a Pista de Educação no Trânsito, fruto de uma parceria entre Prefeitura, Guarda Municipal e Demutran, que será montada com o objetivo de educar as crianças. A minipista é dotada de placas de sinalização, lombadas e semáforos de pedestres e veículos, onde os jovens aprendem, na prática, sobre o que podem e o que não podem fazer no trânsito.

“O objetivo é educar e orientar para a formação de crianças conscientes quanto a seu papel de pedestres e multiplicadores de informações aos seus pais enquanto motoristas, contribuindo na redução de índices de acidentes de trânsito e infrações”, destaca a prefeita Dra. Ruth Banholzer. No evento, a população poderá assistir ainda a uma apresentação da Banda de Música da Guarda Municipal, criada em agosto de 2008 e formada por 15 integrantes, que executará canções populares brasileiras.

Na ocasião, a prefeita Dra. Ruth Banholzer fará a entrega de novas viaturas à Guarda Municipal, adquiridas com recursos da Prefeitura para auxiliar no trabalho de patrulhamento realizado pela corporação.

Um trânsito mais seguro para motoristas e pedestres de Itapevi, sempre foi uma meta da Dra. Ruth. Desde 2005, quando assumiu a administração municipal, a prefeita não tem poupado esforços para reduzir os acidentes e as infrações no trânsito, investindo, inclusive, na capacitação dos agentes do Demutran. Em Abril deste ano, por exemplo, 18 agentes de trânsito e 12 funcionários, pertencentes ao Departamento Municipal de Trânsito e à Guarda Municipal, participaram de um curso de reciclagem que abordou, entre outros temas, noções de legislação no trânsito, Código de Trânsito Brasileiro, fiscalização, normas gerais de circulação e conduta.

 Em julho, a Dra. Ruth também entregou aos agentes novos kits de uniforme e rádios transmissores, que tem contribuído para o trabalho do departamento nas ruas de Itapevi. Cada kit de uniforme possui uma calça, um cinto, uma camisa de manga curta, uma camisa de manga longa, uma camiseta e botas e são feitos do mesmo material adotado pelos profissionais do CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) de São Paulo.

 No entanto, o projeto de maior destaque tem sido a Central de Videomonitoramento implantada em junho. Contando com o apoio de integrantes do Demutran, a Central tem atuado também em ocorrências no trânsito do município. Somente no primeiro semestre deste ano, foram registrados 41 acidentes com vítimas, 40 sem vítimas e 29 atropelamentos. “Com a ajuda das câmeras, temos conseguido agilizar o atendimento ao cidadão e salvado muitas vidas em Itapevi”, avalia Dra. Ruth.

 Confira a programação das atividades em comemoração à Semana Nacional de Trânsito em Itapevi:

 21/09 e 22/09 – 09h às 12h

Orientações nos semáforos

Entrega de camisetas e cartilhas educativas

 23/0910h às 17h

Orientações nos semáforos

Entrega de camisetas e cartilhas educativas

 24/0909h às 12h (Praça 18 de Fevereiro)

Pista de Educação no Trânsito

Entrega de novas viaturas à Guarda Municipal

Disponibilização de brinquedos da Secretaria de Esportes e Lazer

Apresentação do Corpo Musical da Guarda Municipal

 

25/0909h às 12h (Praça 18 de Fevereiro)

Pista de Educação no Trânsito

Relacionados