Prefeitura e Sabesp discutem projetos de ampliação de saneamento básico em Itapevi

O prefeito Jaci Tadeu foi recebido pelo superintendente da Sabesp, Milton de Oliveira, na terça-feira (10). Em pauta, tratativas sobre novos investimentos da estatal na cidade, para atendimento da crescente demanda por água tratada e coleta de esgoto em Itapevi. Jaci Tadeu apresentou ao gerente projetos habitacionais e de infraestrutura que requerem ampliação dos serviços mantidos pela Sabesp.

“Temos inúmeras ações relacionadas ao programa Minha Casa Minha Vida, destinados ao atendimento de moradores de baixa renda da cidade. Temos também previsão de investimentos na continuidade das ações de canalização, que estão sendo realizadas em parceria com a União. Há ainda projeto de um grande empreendimento comercial na região Santa Rita, que ampliará consideravelmente a demanda de água tratada e coleta de esgoto na cidade”, ressaltou o prefeito.

Como os projetos municipais estão sendo desenvolvidos em parceria com o Governo Federal, via Ministério das Cidades, o dirigente da Sabesp sugeriu a inclusão de ações relacionadas ao saneamento básico no pacote de possíveis investimentos federais, com a participação da estatal paulista no desenvolvimento dos trabalhos.

Outra demanda apresentada pelo prefeito foi a extensão do serviço de água e esgoto a bairros como a Chácara Monte Serrat e os bairros Quatro Encruzilhadas e Nova Cotia. “Atualmente, as localidades são servidas por sete caminhões-pipa, oferecidos pela Prefeitura e, que atendem a mais de mil famílias semanalmente, o que representa um custo de R$ 500 mil por ano”, reforçou Jaci Tadeu, que esteve acompanhado dos secretários Walter Hasegawa (Desenvolvimento Urbano) e José Americo Pereira Leite (Planejamento e Gestão).

Segundo a empresa, já existem projetos para atendimento da demanda, a partir da implantação do Sistema Produtor São Lourenço, prevista para 2017. No entanto, em caráter provisório, Sabesp e Prefeitura estudarão nas próximas semanas a possibilidade de instalar poços artesianos para as comunidades que ainda não contam com a rede oficial de água tratada.

Itapevi e Jandira querem canalização na divisa

As cidades de Jandira e Itapevi estão desenvolvendo um projeto de canalização do córrego que faz a divisa dos municípios, nos bairros Jardim Itaparica e Jardim Briquet. Orçada em R$ 11 milhões, a ação visa prevenir enchentes nas regiões e deve integrar o amplo projeto de macrodrenagem que está beneficiando as duas cidades.

O projeto preliminar foi encaminhado ao ministro das Cidades, Gilberto Kassab, durante reunião em São Paulo, na tarde de segunda-feira (09) com os prefeitos Jaci Tadeu e Geraldo Teotônio (Gê), que vão pleitear recursos federais para viabilização das obras. Para Jaci Tadeu, a iniciativa contribuirá decisivamente para a solução de um antigo problema que atinge as duas cidades, além de permitir melhor integração entre as comunidades.

Relacionados