PREFEITURA DE ITAPEVI RECEBE NOVOS COMPUTADORES PARA CURSOS DE NÍVEL SUPERIOR E TÉCNICO

UAB_e__e-TecO pólo da Universidade Aberta do Brasil (UAB) em Itapevi, onde atualmente também funciona uma Escola Técnica Aberta (e-Tec) de nível federal, acaba de receber um laboratório completo de informática com capacidade para atender até 50 pessoas.

Os novos computadores foram cedidos pelo Ministério da Educação, em reconhecimento ao trabalho que vem sendo desenvolvido gratuitamente na cidade.

Com a entrega das máquinas o pólo passará a contar com quatro laboratórios totalmente equipados, que oferecem aos alunos cerca de 120 computadores com webcams e acesso à Internet para a realização das aulas à distância.

Atualmente, graças a uma parceria entre a prefeita Dra. Ruth Banholzer e o Governo Federal, além dos cursos de graduação em Administração Pública, e Pedagogia, que desde 2007 beneficiam centenas de alunos, o pólo da UAB também abriga dois cursos da e-Tec Aberta do Brasil: Administração e Informática (web-design), que também já atendem a população gratuitamente.

“O sistema de Ensino à Distância tem sido uma grande alternativa para se democratizar o acesso à educação de nível técnico e superior em nosso país. Resolvemos apostar neste modelo e hoje temos mais de 480 alunos que são beneficiados com um ensino de qualidade na UAB e na e-Tec”, comenta Dra. Ruth.

De acordo com o coordenador do pólo da UAB em Itapevi, professor Fábio José de Andrade, as novas máquinas atenderão também a futuras demandas, visto que serão iniciados ainda este ano quatro novos cursos de especialização. Serão oferecidos, em breve, os cursos de Educação Ambiental, pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP); Gestão Pública, pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTF-PR); Produção de Material Didático Para a Diversidade, pela Universidade Estadual Paulista (UNESP); e Educação Para as Relações Étnico-raciais, pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

“Serão 50 vagas para cada curso e, por determinação de Dra. Ruth, ainda estamos trabalhando para oferecer futuramente inúmeros cursos da Plataforma Freire, criada pelo Ministério da Educação para atender professores da educação básica pública no exercício do magistério”, anuncia.

Ensino à Distância

O modelo de Ensino à Distância tem representado em Itapevi uma oportunidade para centenas de munícipes obterem o tão sonhado diploma.  Conquistada por Dra. Ruth junto ao Governo Federal, o pólo da UAB, implantado no CEMEB Bemvindo Moreira Nery, na Cohab, oferece uma infra-estrutura de primeira linha, com biblioteca, salas de acesso gratuito à internet banda larga e computadores de última geração, o que colocou Itapevi em posição de destaque entre as cidades sedes da Universidade Aberta do Brasil.

Outra conquista de Dra. Ruth foi a implantação de cursos técnicos de nível federal que também funcionam dentro do pólo da UAB e beneficiam 100 pessoas desde do ano passado. Os cursos técnicos são, assim como a UAB, semipresenciais, e fazem parte do Programa Escola Técnica Aberta do Brasil/SEED/MEC/UAB – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo.

“Quando anunciamos as inscrições para o processo seletivo dos cursos técnicos, obtivemos um resultado surpreendente. Das cinco cidades de São Paulo que participam deste importante programa, fomos a que apresentou o maior número de inscrições, o que demonstrava o sucesso que estes cursos técnicos teriam em Itapevi”, lembra Dra. Ruth, que sempre defendeu os investimentos em educação como base para a formação de uma sociedade melhor.

Relacionados