PREFEITURA DE ITAPEVI REALIZA SEMANA DE COMBATE AO DIABETES

_diabetesPalestras, exames de dextro e de pressão arterial, dentre outras atividades estão previstas nas unidades de saúde da cidade

A Secretaria de Higiene e Saúde de Itapevi preparou uma série de ações voltadas à Semana de Combate ao Diabetes, entre os dias 16 e 19 deste mês. Palestras, exames de controle de glicemia (dextro) e pressão arterial, dentre outras atividades deverão ser desenvolvidas nas unidades básicas de saúde e de saúde da família do município. De acordo com o departamento, cada unidade terá uma programação especial durante a semana, com destaque para as ações nos PSF’s do Jardim Briquet e Parque Suburbano e na UBS Cohab.

Além dos exames de dextro e pressão arterial – que serão oferecidas gratuitamente em todas unidades de saúde – o PSF do Jardim Briquet, por exemplo, programou caminhada e café da manhã especial aos usuários da unidade, no dia 16 (segunda-feira) às 8 horas. No dia 17, às 10h, o posto recebe apresentação especial do quarteto de cordas da Casa das Artes. Na quarta-feira (18), será oferecida ao público uma palestra de orientações sobre diabetes, às 8 horas e no dia 19 (quinta-feira), o PSF recebe oficina sobre aproveitamento integral de alimentos, às 13h30.

Palestras e orientações sobre prevenção e controle do diabetes também deverão ser oferecidas nas demais unidades de saúde do município, como forma de difundir importantes informações sobre a doença. “O conhecimento é a melhor arma contra a doença: quanto mais detalhes acerca do diabetes nós temos, mas oportunidades temos de identificá-lo e controla-lo”, disse a prefeita Dra. Ruth Banholzer.

A Secretaria de Higiene e Saúde reitera que os exames de dextro de pressão arterial poderão ser feitos gratuitamente em qualquer unidade de saúde ou posto de saúde da família do município. O órgão informa que os munícipes que desejarem fazer os exames de dextro devem estar em jejum há pelo menos três horas antes do procedimento.

 

O que é diabetes?

É uma doença provocada pela deficiência de produção ou ação da insulina (substância produzida pelo pâncreas) em nosso organismo, fazendo com que todo açúcar ingerido fique no sangue. O organismo necessita de açúcar, contido nos alimentos ingeridos, para produção de energia. Os principais sintomas da doença são: fome e sede intensa, perda de peso, cicatrização difícil, aumento da pressão arterial, do colesterol e das triglicérides.

A informação é a palavra-chave para o controle do diabetes, como forma de oferecer uma vida saudável a seus portadores. A pessoa portadora da enfermidade pode levar uma vida normal, adotando medidas como uma alimentação balanceada e praticando atividades físicas como caminhada.

Em 14 de novembro é comemorado o Dia Mundial do Diabetes. A data foi definida pela Federação Internacional de Diabetes (IDF), entidade vinculada à Organização Mundial da Saúde (OMS), e introduzida no calendário em 1991, como resposta ao alarmante crescimento do diabetes em todo o mundo.

 

Relacionados