Prefeitura de Itapevi promoverá mutirão de testes gratuitos de HIV

CampanhaAidsA Prefeitura de Itapevi aderiu à campanha “Fique Sabendo 2010” e promoverá, a partir da próxima terça-feira (16), um mutirão de testes gratuitos de HIV.

A ação pretende incentivar o diagnóstico precoce da contaminação pelo vírus da AIDS, fundamental para o sucesso do tratamento. De acordo com a Secretaria de Higiene e Saúde, a campanha se estende até o dia 1° de dezembro, quando é comemorado o Dia Mundial de Luta Contra a AIDS.

Ao longo dos 16 dias de ação, a população poderá comparecer, das 07h às 16h, às UBS Santa Rita I, Rainha e Cohab, além do PSF do Parque Suburbano, para fazer gratuitamente o exame rápido de HIV, cujo resultado é obtido de forma segura em cerca de 20 minutos.

“Nossa intenção é realizar o diagnóstico precoce do vírus para que, em casos positivos, o paciente tenha acesso ao medicamento rapidamente e também tome os cuidados necessários para não infectar outras pessoas”, explica dr. Sidney Sepulcre, secretário da pasta.

Dr. Sidney também ressalta que no próximo dia 20 apenas as unidades do Jardim da Rainha, Cohab e Parque Suburbano, realizarão o exame rápido, por estar situados em bairros mais populosos. Nesta data, o atendimento acontecerá entre às 08h e às 17h.

Segundo a prefeita Dra. Ruth Banholzer, a campanha quer estimular pessoas que nunca fizeram o teste a conhecer seu status sorológico, independentemente da opção sexual.

“É muito importante que todos os adultos com vida sexual ativa façam o teste para saber se são ou não portadores do vírus HIV. Somente desta forma, poderão rapidamente iniciar o tratamento e evitar muitos problemas”, recomenda Dra. Ruth, que também é médica.

Assim como Itapevi, mais de 460 municípios de São Paulo também realizarão a campanha Fique Sabendo, totalizando 3,5 mil unidades de saúde e cerca de 40 mil profissionais mobilizados, entre enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais e técnicos de laboratório.

Demonstrando seu compromisso com o tema, a Prefeitura de Itapevi já havia realizado, no último dia 04, a Oficina DST / AIDS, que reuniu cerca de 70 profissionais da área da Saúde, Assistência Social e Educação e Cultura, no auditório do CEMEB Bemvindo Moreira Nery, na Cohab.

Atualmente todos os pacientes da cidade são atendidos na UBS Rainha, onde são distribuídos os medicamentos anti-retrovirais, que inibem a reprodução do HIV no sangue. Para combater o vírus, é necessário utilizar pelo menos dois medicamentos de classes diferentes, que poderão vir combinados em um só comprimido.

Porém, ao contrário do que muitos acreditam, o coquetel de medicamentos não extermina a doença, apenas controla suas manifestações no corpo humano. “Enquanto a cura para a AIDS não é descoberta, a informação tem sido o melhor remédio para reduzir sua disseminação”, acrescenta Dra. Ruth.

Dia Mundial de Luta Contra a AIDS

Celebrado oficialmente no dia 1° de dezembro, o Dia Mundial de Luta Contra a Aids foi criado para relembrar o combate à doença e despertar nas pessoas a consciência da necessidade da prevenção, aumentar a compreensão sobre a síndrome e reforçar a tolerância e a compaixão às pessoas infectadas.

A data foi instituída em 1987 pela Assembleia Mundial de Saúde com o apoio da Organização das Nações Unidas (ONU). Estima-se que somente no Brasil, cerca de 630 mil pessoas vivem com o HIV.  

Relacionados