Sabesp declara que Itapevi poderá ter 10% de seu esgoto coletado e tratado até o fim deste ano

_Reunio-Tcnica-SabespProsseguem a todo o vapor as obras de implantação do coletor-tronco em Itapevi e ao menos 10% de todo o esgoto gerado no município já deverá ser coletado e tratado até o final deste ano.

É o que garantiram os representantes da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) em nova reunião realizada pela Câmara Técnica Intermunicipal de Saneamento da Região Oeste. Atualmente, 100% do esgoto de Itapevi é lançado in natura nos rios e córregos da cidade, problema que a prefeita Dra. Ruth Banholzer vem buscando resolver junto à concessionária.

O encontro aconteceu nessa quinta-feira (04), na Secretaria de Educação e Cultura de Itapevi, e reuniu representantes dos sete municípios que integram a Câmara: Itapevi, Jandira, Carapicuíba, Osasco, Barueri, Santana de Parnaíba e Pirapora do Bom Jesus. Formado em 2009, o grupo vem cobrando melhorias no atendimento prestado pela Sabesp na região já que, de acordo com a própria Companhia, apenas 42% do esgoto produzido na região são coletados e tratados adequadamente.

Atualmente, com recursos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), a Sabesp trabalha na implantação do coletor-tronco de esgotos de Itapevi, considerada uma das mais importantes obras solicitadas pela administração municipal. As obras têm como objetivo garantir 100% de coleta e tratamento de esgoto no município, conduzindo os dejetos coletados diretamente à estação de tratamento São João, em Barueri.

O serviço vem sendo realizado desde o ano passado, com a instalação de rede nas avenidas Leda Pantalena e Feres Nacif Chalupe. O total de investimentos é da ordem de R$ 87 milhões e prevê ainda a realização de obras visando à ampliação da oferta de água tratada em Itapevi. Com a instalação de boosters (bombas de pressão) e cerca de 4 mil metros de redes de distribuição de água, bairros como Vila São Francisco, Jardim Jurema e Vila Iracema, e região deverão ser beneficiados. Orçada em R$ 5,6 milhões, a obra já está em andamento por parte da Sabesp e deve beneficiar a cerca de 40 mil pessoas ao final dos trabalhos. Também estão previstas instalações de boosters em bairros como Jardim Vitápolis, Vale do Sol e Vila Nova Itapevi, por parte da empresa.

Durante a reunião, Donizete Assis de Oliveira, gerente da Divisão de Operações de Esgoto da Região Oeste da Sabesp, solicitou que cada município faça um levantamento de todos os pontos onde não há rede de água para que seja elaborado um plano de metas para os próximos anos.

Segundo a prefeita Dra. Ruth Banholzer, uma das principais lideranças da Câmara Técnica Intermunicipal, a nova direção da Sabesp já se comprometeu a fazer com que a cidade possua, até 2012, 55% do esgoto coletado e tratado. “Nossa estimativa é que até 2018, esse índice chegue a 100%, ou seja, todo o esgoto da cidade deverá ser coletado e tratado na Estação de Tratamento São João, em Barueri. Isso, com certeza, será muito importante para a população”, comenta Dr. Ruth.

Um novo encontro da Câmara Técnica Intermunicipal de Saneamento da Região Oeste deverá ser realizado no início de dezembro, em Pirapora do Bom Jesus. Ainda há planos para a realização, em julho de 2011, de um congresso envolvendo as 32 cidades da Grande São Paulo.

Para o presidente da Câmara Técnica Intermunicipal de Saneamento da Região Oeste, José Mendes, os municípios têm avançado na questão do saneamento, graças à formação do grupo e os diálogos com a Sabesp. “
Provamos que nossa região é forte. Começamos um trabalho da estaca zero e hoje nos encontramos em um patamar que outras regiões gostariam de estar”, avalia.

Relacionados