PREFEITURA DE ITAPEVI IMPLANTA CENTRO DE REFERÊNCIA DA JUVENTUDE

obras_Cief_-_CRJEspaço servirá para abrigar programas sociais voltados aos jovens do município

 Com objetivo de concentrar atividades dos programas sociais voltados a adolescentes no município, a Prefeitura de Itapevi está implantando o Centro de Referência da Juventude (CRJ), nas dependências do CIEF (Centro Integrado de Educação Física) da Cohab. As obras estão sendo realizadas há cerca de um mês, por funcionários da Prefeitura.

Atualmente, profissionais da Secretaria de Esportes e Lazer estão envolvidos nas reformas e adaptações dos espaços do CIEF. Estão sendo construídas no local as salas destinadas à informática e oficinas para atividades do Protejo (Projeto de Proteção dos Jovens em Território Vulnerável), bem como as dependências administrativas do CRJ e sede das futuras ações do PELC (Programa de Esporte, Lazer e Cultura).

 Além da construção dos ambientes administrativos e de atividades sociais, a Prefeitura também garantirá a reforma da quadra existente no local. “É uma ação que vai gerar retorno à população, uma vez que a quadra será usada pelos beneficiários do Protejo e de outros programas, mas também será aberta à população, fora dos horários de atividades”, comentou o secretário de Esportes e Lazer, Odilon Repasch.

 Programas sociais

 Fruto de mais uma parceria entre a Prefeitura de Itapevi e o Governo Federal, o Protejo atualmente atende 125 jovens, todos com idades entre 15 e 24 anos e pertencentes aos bairros Jardim Paulista e Jardim Santa Rita. O Protejo foi implantado em Itapevi utilizando recursos do Programa Nacional de Segurança Pública com cidadania (PRONASCI) e do Ministério da Justiça, e tem como objetivo principal afastar os jovens da influência dos entorpecentes e da criminalidade.

 Além disso, está prevista a instalação do Programa de Esporte, Lazer e Cultura (PELC), que oferecerá atividades recreativas a jovens moradores de bairros em vulnerabilidade social, inicialmente nos bairros Jardim Paulista e Jardim Santa Rita. O programa, que também será mantido com recursos do PRONASCI, representa um investimento da ordem de R$ 140.845,06.

 “Esses projetos são possíveis graças ao empenho de nossa administração em angariar recursos junto ao Governo Federal, que tem sido nosso grande parceiro nas ações em benefício à população de Itapevi”, comentou a prefeita Dra. Ruth Banholzer.

Relacionados