PREFEITURA DE ITAPEVI ENTREGA CENTRO DE REFERÊNCIA DA JUVENTUDE NA PRÓXIMA TERÇA-FEIRA (15)

obras_Cief_-_CRJEspaço será dedicado a ações sociais voltadas a adolescentes da cidade

Na próxima terça-feira (15), a Prefeitura de Itapevi entregará à população o Centro de Referência da Juventude (CRJ). Localizado nas dependências do CIEF-Cohab, o espaço será dedicado a ações voltadas a adolescentes e jovens em situação de risco social, em bairros como Jardim Paulista e Jardim Santa Rita, por meio do PRONASCI (Programa Nacional de Segurança com Cidadania).

A cerimônia, que será realizada às 10 horas, deverá contar com a presença de autoridades municipais, como a prefeita Dra. Ruth Banholzer e o presidente da Câmara Municipal, Marcos Ferreira Godoy (Teco), de autoridades regionais, de representantes das forças públicas de segurança da região e do Ministério da Justiça.

As obras de implantação do CRJ tiveram início em abril, com a revitalização das dependências do CIEF. Foram construídos quatro ambientes – uma sala pedagógica, uma sala de professores, uma sala de informática com 15 computadores e uma sala administrativa – e foi reformada e ampliada uma quadra esportiva já existente no local.

Além disso, o local conta com banheiros masculino e feminino, um banheiro para portadores de deficiências, lavanderia, almoxarifado, cozinha e uma área de recreação de 150 metros quadrados. Também foram adaptadas cinco salas que serão utilizadas pelo Conselho Tutelar – quatro para atendimentos e uma para pernoite de adolescentes.

O espaço abrigará atividades de cunho social voltadas aos jovens, notadamente cursos de qualificação profissional, oficina de artes, palestras sobre saúde, educação e cidadania, cursos de informática, lazer, esporte e recreação. O CRJ – que recebeu melhorias na arborização e paisagismo – também poderá abrigar atividades da comunidade organizada.

Com a criação do CRJ, os programas sociais mantidos pela Prefeitura de Itapevi com apoio do Governo Federal – o Protejo (Programa de Proteção aos Jovens em Território de Vulnerabilidade) e o PELC (Programa de Esporte e Lazer da Cidade) – passam a contar com um espaço amplo, próximo ao centro do município, com toda a infra-estrutura necessária. Centenas de jovens de bairros como Jardim Santa Rita e Jardim Paulista serão beneficiados com a nova unidade.

Para a prefeita Dra. Ruth Banholzer, a criação do CRJ representa mais um investimento em cidadania realizado por sua administração. “As ações da nossa gestão, em educação, em assistência social, em segurança pública, em obras de infra-estrutura e em geração de empregos, têm esse forte contexto de investimento em cidadania, em tornar o morador parte da sociedade, um cidadão atuante no processo de crescimento de Itapevi”, comentou a prefeita.

 

Relacionados