Prefeitura de Itapevi entrega 42 novas moradias no bairro do Areião

Giro_Cultural_AreiaoA comunidade do bairro do Areião recebeu, nesta sexta-feira (29), mais uma edição do Giro Cultural.

O evento reuniu centenas de moradores que puderam ter acesso a serviços sociais, brinquedos infláveis, exames de pressão arterial e diabetes, pipoca, algodão-doce, oficinas de educação de trânsito, dentre outros. Como parte da programação, a Prefeitura de Itapevi entregou 42 novas moradias a famílias do bairro. Essas moradias substituem as antigas residências existentes em áreas de risco ou situadas em locais previstos para implantação de infraestrutura. As casas possuem 32 metros quadrados de área construída, com dois cômodos e um sanitário, rede elétrica e hidráulica, bem como espaço para ampliação. Ao final do dia, o cantor Francis Lopes e diversos grupos musicais garantiram o divertimento dos moradores.

Com a entrega das casas, restam poucas intervenções físicas a serem realizadas no bairro. Profissionais contratados pela Prefeitura executam obras em moradias remanescentes no Areião, visando à segurança das edificações; realizam também ações de paisagismo e implantam uma área de lazer. Além disso, a empresa concessionária de energia elétrica já implanta a rede de iluminação pública e regulariza ligações elétricas das moradias. Também será entregue, nos próximos tempos, um Centro Comunitário dentro do Areião.

“A dignidade que vocês, moradores, conquistaram não tem dinheiro que pague. É, de fato, um sonho que foi construído junto com a comunidade”, afirmou a prefeita de Itapevi, Dra. Ruth Banholzer. Acompanhada dos vereadores Cláudio Dutra, Paulo Rogiério de Almeida (Prof. Paulinho), Adilson Peres, Silas Pinheiro e Eduardo Casagrande; dos secretários Evangelista Azevedo Limas (Meio Ambiente), Fernanda Machado (Emprego e Desenvolvimento Social), Walter Hasegawa (Desenvolvimento Urbano), Roberto Camal (Administração), Odilon Repasch (Esportes e Lazer); José Américo (Planejamento); e do chefe de Gabinete, Dorval Rodrigues, Dra. Ruth foi aplaudida pela comunidade.

Falando em nome dos moradores, o munícipe João da Cruz, reconheceu o trabalho desenvolvido pela administração municipal para obter as melhorias que o Areião necessitava. “Agradeço a toda a população de Itapevi, por ter escolhido para governar nossa cidade pessoas tão compromissadas com o município e com tanta vontade de trabalhar”, disse o morador.

Planejada inicialmente em 2001, a urbanização integrada do Areião teve início de fato em 2005, a partir de ações da prefeita Dra. Ruth Banholzer. As obras estão sendo tocadas por meio de uma parceria entre o Governo Federal e a Prefeitura, a partir de valores orçados em R$ 16 milhões.

Em etapas anteriores, a Prefeitura implantou rede de água tratada e coleta de esgoto, drenagem e canalização de um córrego. Foram construídas, ainda, 284 moradias em uma área próxima, denominada Vila da Paz, que contará em breve com uma unidade de saúde construída pela administração municipal, que implantou ainda no local uma área de lazer, um campo de futebol e um centro comunitário.

Na última semana, foi concluída a pavimentação asfáltica das 37 ruas, vielas e passagens que compõem o bairro. A próxima etapa será a regularização fundiária, que também já está em andamento por parte das Secretarias de Desenvolvimento Urbano e de Habitação.

Relacionados