Prefeitura de Itapevi dá início a projeto para diminuir o desperdício de água nas escolas

Na manhã da última quinta-feira (18), cerca de 120 pessoas se reuniram no auditório da Secretaria de Educação para participar do primeiro encontro da Comissão Interna de Gestão da Água (CIGA). O projeto é uma parceria entre a Prefeitura de Itapevi e a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) e tem como objetivo diminuir o desperdício dos recursos hídricos na cidade.

A proposta – realizada em conjunto com as secretarias de Educação, Meio Ambiente e Habitação – é levar e discutir informações de consumo e abrir leques de possibilidades para reduzir o gasto desnecessário da água dentro das unidades públicas.

Neste sentido, a Secretaria de Educação criou uma comissão (CIGA) formada por dois colaboradores de cada escola municipal que receberão informações instrutivas a fim de eliminar desperdícios nas unidades e ainda detectar eventuais vazamentos nos locais.

No encontro, conduzido por Marcos Cesar Teixeira Barbosa, analista da área de responsabilidade sócio ambiental da Sabesp, os integrantes da comissão aprenderam a fazer a leitura do hidrômetro da escola, ficando incumbidos de acompanhar a medição mês a mês. Eles ainda farão um mapeamento e caracterização dos pólos e com base nos dados coletados, serão estipuladas metas de consumo em cada unidade.

De acordo com a Secretaria de Educação, os encontros com o analista da Sabesp vão acontecer a cada três meses. Na próxima reunião, a comissão já poderá apresentar os dados coletados nas escolas e realizar a troca de experiência, relatando os problemas detectados e as possíveis soluções encontradas a fim de evitar o desperdício.

Vale ressaltar que após a adesão nas escolas – por se tratar de um número significativo de prédios públicos da cidade – o projeto pode ser ampliado para outros departamentos da administração municipal por ser uma ação que visa o consumo consciente de água e que deve ser disseminada.

Relacionados