Piscinões contra enchentes estão sendo construídos em Itapevi

Mais um equipamento utilizado na prevenção a enchentes está sendo implantado na cidade de Itapevi. Trata-se do reservatório de águas pluviais, conhecido como piscinão, que vem sendo construído ao lado da avenida Rubens Caramez, no Parque Suburbano.  Em julho, operários iniciaram a limpeza e drenagem da área, que já funciona como um piscinão natural, próximo ao córrego Paim.

Nessa semana, equipes a serviço da Prefeitura e da União executam o nivelamento do terreno de 8,9 mil m². As próximas etapas das ações são as adaptações das laterais do reservatório e do espaço interno, que terá capacidade de reter 50 mil m³ de águas pluviais.

“Ao final dos trabalhos, o piscinão contribuirá para amenizar inundações na região central, em especial nos bairros percorridos pelo córrego Paim. Isso porque o equipamento deve acumular águas de chuva, permitindo que um volume controlado avance pelo córrego”, explicou o secretário de Planejamento e Gestão, José Americo Pereira Leite.

Além da construção desse piscinão, está prevista a instalação de reservatórios de águas pluviais no rio Barueri-Mirim – com área de mais de 121 mil m² – e no córrego Ribeirão do Sapiantã – com 21 mil m² de área –, que juntos poderão reter cerca de 350 mil m³ de águas pluviais.

“Trata-se de mais uma etapa do amplo projeto de macrodrenagem realizado em parceria entre Prefeitura e União, a partir de recursos da ordem de R$ 113 milhões. Esse amplo trabalho inclui canalização do rio Barueri-Mirim e do córrego Sapiantã, além da construção de pontes sobre os leitos”, comentou o prefeito Jaci Tadeu.

Relacionados