Revitalização do Centro de Itapevi inclui obras contra enchentes

As obras de revitalização da região central de Itapevi vão contribuir para a redução de inundações. A Prefeitura está implantando cerca de 200 metros de tubos de concreto e bocas de lobo na avenida Cezário de Abreu, entre a rua Clara Coluzzo Piazza e a praça Carlos de Castro, com o objetivo de ampliar a coleta de águas pluviais no trecho.

Iniciadas há duas semanas, as obras seguem em ritmo acelerado. A primeira fase inclui o alargamento das calçadas da avenida Cezário de Abreu, entre as ruas Manoel Alves Mendes e Joaquim Nunes. Operários e máquinas já executaram a retirada de trecho da pavimentação onde será implantado o passeio estendido. Nas próximas semanas, a empresa responsável pelas ações colocarão as novas guias e sarjetas no local.

As calçadas terão larguras variando entre 2,5 e 3,8 metros. A segunda parte do trabalho prevê a ação na avenida Rubens Caramez, entre a rua Joaquim Nunes e a avenida Brasil. Já a última etapa atenderá o trecho da avenida, a partir da Praça 18 de Fevereiro até a rua Joaquim Leite dos Santos.

Também está prevista a recuperação asfáltica dos trechos das avenidas, com a instalação de faixas de pedestres elevadas, com três metros de largura, e acessibilidade para pessoas com deficiência.

Outra mudança advinda com a revitalização será no tráfego de veículos da região, uma vez que o trecho da avenida Cezário de Abreu contará com duas faixas de rolamento. Com o alargamento das calçadas, as avenidas deixarão de ter vagas de estacionamento, contando com bolsões de carga/descarga em pontos estratégicos.

As obras de revitalização são debatidas com os comerciantes instalados ao longo do trecho, que vêm apoiando as intervenções urbanísticas. Na segunda-feira (24), técnicos da Prefeitura, da empresa responsável pelas obras e representantes dos lojistas reuniram-se na sede da Associação Comercial e Industrial de Itapevi (Acita) para discutir detalhes das ações de revitalização e andamento das obras.

Para o prefeito Jaci Tadeu, as mudanças no Centro terão impacto positivo entre empreendedores, visitantes e moradores. “A região central de Itapevi terá um espaço comercial com maior conforto e segurança a compradores. Além disso, as ações de drenagem permitirão uma redução nos índices de inundações, o que oferece ainda mais qualidade ao cidadão”, destacou Jaci Tadeu.

Relacionados