Para melhorar limpeza, Prefeitura instala 16 contêineres e 200 lixeiras no Centro de Itapevi

A Prefeitura de Itapevi deu início nesta terça-feira (1) a uma série de medidas para melhorar os serviços de limpeza no Centro. Ao todo, 16 contêineres e 200 lixeiras começaram a ser instalados na região, que também teve os horários de coleta de lixo orgânico e reciclável alterados para tornar o processo mais eficiente.

“Estamos começando a revitalizar Itapevi”, disse o prefeito Igor Soares. “Para isso, entregamos novos equipamentos e adotamos uma estratégia que torna mais eficiente a limpeza pública na nossa cidade”, afirmou. “Mas isso não basta: precisamos também que a população colabore e jogue o lixo no lixo”, ressaltou.

Além disso, uma equipe com cerca de 30 trabalhadores passará a se dedicar exclusivamente à zeladoria da região central. Todas as ações integram o conjunto de melhorias promovido pelo programa Cidade Bela.

“A medida é benéfica porque manterá o município mais limpo e organizado, além de valorizar o comércio e oferecer condições melhores para quem vai às compras no Centro”, disse o secretário de Infraestrutura e Serviço Urbanos, Ramon Medrano Almada.

Ao todo, são 14 contêineres plásticos, com capacidade de 1 mil litros, e dois contêineres metálicos com capacidade para 1,4 mil litros – parte deles irá coletar lixo reciclável, e outra parte ficará reservada para resíduos orgânicos. Os equipamentos ficarão dispostos ao longo da Avenida Rubens Caramez. 

Os horários de coleta no Centro também mudaram. Agora, o lixo orgânico será recolhido diariamente às 11h, 15h, 19h e 21h. O material reciclável, por sua vez, passa a ser recolhido às 18h e às 22h. Nos demais bairros, o itinerário da coleta pode ser conferido aqui.

Os contêineres ficarão localizados próximo à Casa das Antenas, 695, no Centro; na Praça 18 de Fevereiro; no Escadão; na Praça Caio de Castro; na esquina com a Rua Clara Caluzzo Piazza; em frente e atrás do Ita Shopping (Centro) e na Praça Cristo Rei.

Os dispositivos foram obtidos a custo zero pela Prefeitura e entregues pela concessionária EcoIta, responsável pela limpeza e manutenção do município.

Investimentos para ter uma Cidade Bela

Desde quando foi lançado o programa Cidade Bela, em 15 de julho,  a Prefeitura já providenciou a aquisição e funcionamento da varredeira automatizada, que será utilizada para limpar cerca de 430 quilômetros de vias públicas por mês, e do aspirador industrial, que auxilia na limpeza das praças e canteiros da área central da cidade.

Também já foram entregues 10 novos caminhões compactadores 0km com capacidade de coletar 15m³ de lixo doméstico, que substituem os antigos, e uniformes para todos os profissionais que trabalham na limpeza e zeladoria urbana.

Além disso, hoje há 35 caçambas fixas espalhadas pelos bairros, além de 11 contêineres móveis para administrar melhor os resíduos produzidos – sem contar os equipamentos que começaram a ser instalados nesta terça (1).  Segundo a EcoIta, cada caçamba fixa instalada na cidade comporta até 300 quilos de materiais, e os contêineres móveis, até 1,6 tonelada

O que é o Cidade Bela?

O programa contempla uma série de ações para recuperar a região central de Itapevi e ampliar os serviços de manutenção e zeladoria em todos os bairros do município – em sua versão local, o programa recebe o nome de Cidade Bela No Seu Bairro.

Além de revitalizar os espaços públicos do município, o Cidade Bela contempla a renovação da frota atual de coleta de lixo, acréscimo de modernos equipamentos para ajudar e colaborar na limpeza da cidade, entrega de novos uniformes e novo sistema de coleta por meio de contêineres. O objetivo é deixar o município mais bonito, resgatando a autoestima dos itapevienses pela sua cidade.

Para isso, a Prefeitura também realizará uma série de intervenções urbanísticas, com ações de paisagismo e recuperação de praças e canteiros centrais, reforçando a poda de árvores, a retirada de pichações e a limpeza de vias públicas.

Também estão previstas obras para readequar o trânsito em pontos estratégicos da cidade, com a implantação de semáforos inteligentes e o reparo de sinalizações. Haverá também obras de acessibilidade e a instalação de novos pontos de ônibus.

Relacionados