Motoristas da Câmara de Itapevi passam por capacitação referente a mudanças feitas no Código de Trânsito Brasileiro

Motoristas da Câmara Municipal de Itapevi participaram de reunião nesta quinta-feira, dia 6 de novembro, passaram por capacitação sobre a aplicação das novas mudanças feitas no Código de Trânsito Brasileiro (Lei nº 12.971, de maio de 2014). O presidente da Câmara, Dr. Paulo Rogiério de Almeida (Prof. Paulinho), convidou autoridades de trânsito que atuam na cidade para debaterem as sanções administrativas e multas de crimes de trânsito que ficaram mais pesadas a partir deste mês de novembro.

Participar de pegas, promover competições em vias públicas, sem autorização da autoridade de trânsito, fazer manobras perigosas e dirigir sob o efeito de álcool, são alguns dos 11 artigos que sofreram alteração com o decreto aprovado pelo Congresso Nacional foi sancionado pela presidente Dilma Rousseff, desde o dia 9 de maio, para cumprimento das autoridades de trânsito nas vias públicas das cidades brasileiras, a partir deste mês.

Para o vereador Prof. Paulinho, o processo de prevenção e educação no trânsito tem de ser intensificado cada vez mais, e as instituições precisam se integrar neste sentido. “Mesmo com a redução de mortes no trânsito na região, graças a medidas como a operação Lei Seca, ainda percebemos que precisamos avançar na condução de leis mais eficazes no combate a esses tipos de crimes”, ressaltou.

O diretor do Ciretran de Itapevi, Alexandre Olímpio dos Santos, alertou que as sanções estão mais severas e o condutor deve ficar mais atento, pois, ao se envolver em um crime de trânsito, a imputação da punição agora é mais grave com o novo decreto. “Acho que as sanções deveriam ser mais pesadas ainda, pois o que está em jogo é a vida tanto do condutor quanto de terceiros inocentes”, disse.

Já na opinião do policial militar rodoviário, Alessandro Mariano Kuwabara, quando a educação preventiva não funciona, ou o condutor não atende ao agente de trânsito, é importante buscar outro instrumento coercitivo que o Estado tem. “Neste caso, a multa, e, em alguns aspectos tipológicos, a sanção, que serve para imputar crime de trânsito e ampliar a pena”, informou.

O secretário adjunto da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte, Cícero Aparecido de Souza, que também responde pela direção do Demutran, comentou as principais mudanças feitas no Código de Trânsito e aproveitou para colocar a estrutura municipal à disposição dos motoristas do Legislativo: “Estamos sempre às ordens para quaisquer outras questões mais daqui, pois aposto muito no diálogo para melhorarmos a mobilidade urbana em nossa cidade”, salientou.

Também participaram da reunião os vereadores Toni da Gente, Claudio Andre Lopes (Tico), Anderson Cavanha (Bruxão do Táxi) e Inácia Maria Nunes dos Santos, além do chefe de gabinete da Presidência, o ex-vereador Lino Batista. O evento foi realizado pelos responsáveis pelo Departamento de Transporte, Jeronymo Moreira Nery Neto, Romualdo de Campos e Pedro Augusto Pedra Ianaconi, sob a direção do coordenador de infraestrutura, Dr. Diony Vanderlei Nobre do Espírito Santo.

Relacionados