Vereadores se reúnem com diretores do Hospital Geral de Itapevi

Na manhã da quinta-feira, 06 de novembro, vereadores de Itapevi se reuniram com a diretoria administrativa do Hospital Geral de Itapevi (HGI), na expectativa de buscar informações e melhorias para a prestação dos serviços de saúde no município.

O encontrou contou com a presença da diretora administrativa do HGI, Erminda Aluane, do diretor técnico administrativo, Dr. Wagner Arneiro, e o diretor de apoio, Dr. Eduardo Silva, além dos vereadores Claudio Dutra, Cláudio Lopes (Tico), Antonio de Paulo (Toni da Gente), José Jorge (Jorge da Farmácia), Luciano Farias (Bolor), Anderson Cavanha (Bruxão do Taxi), Ivonildade Andrade (Chambinho), Alexandre Rodrigues, do chefe de gabinete da presidência das Câmara, Anulino Batista, e do deputado João Carlos Caramez.

Durante o encontro, foram abordados diversos temas a respeito do serviço oferecido pelo hospital, como infraestrutura, atendimento, internação, números de vagas e leitos, prioridade de atendimento em função da necessidade, entre outros.

De acordo com a diretoria administrativa e os dados apresentados aos vereadores, o HGI se encontra dentro das expectativas de atendimento, sendo um hospital referência para a região, estando 65% de seu serviço prestado para o município de Itapevi e 35% divididos entre as cidades de Jandira, Carapicuiba, Osasco, Santana de Parnaíba, Cotia, Barueri e Pirapora do Bom Jesus.

“Por sermos um hospital referência, também prestamos atendimento para outras cidades, mas nossa maior concentração é a cidade de Itapevi. Porém, hoje, existe uma demanda muito grande de pacientes para a infraestrutura que nós temos”, declarou Erminda.

Também foi abordado pela equipe administrativa do HGI que não existe a possibilidade de interferir na questão da saúde no âmbito municipal, mas que o hospital têm ciência das situações que ocorrem no Pronto-Socorro Municipal, e que os dados dos serviços prestados pelo HGI são encaminhados à Secretaria Municipal de Higiene e Saúde de Itapevi em reuniões periódicas.

O HGI possui um Pronto-Socorro voltado somente para gestantes, além de 258 leitos de internação, sendo regulado pelo CROSS (Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde) que controla a distribuição de vagas nos hospitais de todo o estado por meio de um sistema informatizado em unidades cadastradas.

“Umas formas de evitarmos uma alta demanda em ambos as unidades de saúde de Itapevi é a realização de um trabalho preventivo. Temos meninas de 12 anos que já são mães, entre outros casos, que poderiam ser sanados com informações preventivas. Em concordância, é melhor prevenirmos do que curarmos”, destacou Dr. Wagner.

Os vereadores agradeceram a disponibilidade dos diretores e falaram que com as informações transmitidas pelo hospital fica mais fácil de orientar ou auxiliar a população. “As pessoas nos procuram para tentar agilizar um atendimento ou internação, e muitas vezes ficamos inibidos em não conseguir auxílio. Com estas informações, podemos orientar mais diretamente a população e procurar outras formas de ajuda”, destacou o vereador Anderson Cavanha (Bruxão do Táxi).

Relacionados