Jovens de Itapevi prestam juramento à Bandeira Nacional

Juramento_BandeiraEm cerimônia oficial realizada no Complexo Desportivo Educacional João Salvarani, na manhã de quarta-feira (29), cerca de 800 jovens itapevienses nascidos no ano de 1994 prestaram juramento à Bandeira Nacional.

O ato é parte das obrigações militares inerentes aos brasileiros do sexo masculino, durante o qual os jovens que completam 18 anos participam do período de alistamento militar, e são dispensados da incorporação inicial ao Serviço Militar, assumindo o compromisso de atender às convocações das Forças Armadas, em caso de necessidade.

De acordo com a Junta Militar, anualmente participam das fases de alistamento – entre janeiro e abril – cerca de 1,6 milhão de brasileiros, nas mais de 5.300 Juntas de Serviço Militar espalhadas pelo território nacional, representando um amplo e democrático processo de recrutamento, que independe de raça, poder econômico ou credo religioso.

A cerimônia em Itapevi contou com a presença do delegado da 3ª Delegacia de Serviço Militar, tenente Adilson Bezerra de Andrade; do 3º sargento da Polícia Militar, Valdeci de Oliveira; do secretário da 3ª Delegacia do Serviço Militar de Osasco, Francisco Chagas Lima; do secretário da Junta de Serviço Militar de Itapecerica da Serra, Renato Borba; do secretário da Junta de Serviço Militar de Itapevi, Vilson Aparecido Vieira; do chefe de Gabinete, Dorval Rodrigues Filho; da secretária de Emprego e Desenvolvimento Social, Fernanda Machado; da diretora da APAE de Itapevi, Benedita Morelli Franci; e da Banda Musical da Guarda Municipal.

“Prometo estar sempre pronto a cumprir com as minhas obrigações militares, inclusive a de atender às convocações de emergências e, na esfera de minhas atribuições, a dedicar-me inteiramente aos interesses da pátria”, disseram os jovens dispensados durante o Juramento. Após a declaração, os jovens receberam o Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI), documento que comprova que estão quites com o serviço militar, apto a obter documentos como passaporte ou participar de concursos públicos.

Falando em nome da prefeita Dra. Ruth Banholzer, o chefe de Gabinete, Dorval Rodrigues Filho saudou os jovens pelo cumprimento às suas obrigações militares e salientou a importância dos investimentos realizados pela atual administração à capacitação de jovens e adultos.

“Muito nos orgulha o caráter de nossos jovens, sempre prontos a cumprir com seu papel e ávidos por oportunidades de crescimento. Por isso, a Prefeitura vem buscando investir em vocês, implantando uma Universidade Aberta, uma Escola Técnica e firmando parcerias com o SENAI. Hoje, nossos jovens podem se qualificar para o mercado de trabalho em franca expansão como o de Itapevi”, comentou Dorval.

Os interessados em ingressar nas Forças Armadas devem entrar em contato com as escolas militares através do endereço eletrônico do Exército (www.exercito.gov.br), da Marinha (www.mar.mil.br) ou da Aeronáutica (www.fab.mil.br), para obter mais informações sobre concursos freqüentemente realizados.

Relacionados