Secretaria de Educação e Cultura de Itapevi divulga resultados de melhoria na qualidade do IDEB

resultado_IDE_ItapeviDados divulgados pelo IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) em suas três últimas avaliações apontam evolução da qualidade da educação oferecida pela Rede Municipal de Ensino de Itapevi no Ciclo I.

Segundo o estudo, que é realizado anualmente pelo Ministério da Educação, a pontuação média das escolas municipais foi de 4.6 em 2007, 4.8 em 2009 e 5.0 em 2011.

No ano passado, foram realizadas avaliações em 38 unidades escolares que atendem estudantes das séries iniciais e finais do Ensino Fundamental (Ciclo I e Ciclo II), onde 37 delas obtiveram a média 5.0, sendo que 27 evoluíram ou mantiveram a mesma nota, e 18 alcançaram ou superaram a média nacional. Com esses resultados, o município de Itapevi se enquadra perfeitamente dentro dos parâmetros apresentados pelo Ministério da Educação, oferecendo uma educação de qualidade à sua população, sempre em constante evolução.

“Apenas uma escola municipal ficou abaixo do índice, sendo que a unidade é a única que oferece as séries finais do Ensino Fundamental (Ciclo II) que, assim como o Ensino Médio, são segmentos que apresentam maior resistência às ações que têm por objetivo a melhoria da qualidade da Educação no Brasil”, afirmou o secretário de Educação e Cultura de Itapevi, prof. Edgard José Fiusa, em coletiva nesta quarta-feira (29).

O secretário destacou que a administração municipal têm contribuído para que os estudantes possam desenvolver suas habilidades com maior sucesso, buscando soluções para dificuldades no aprendizado. “Na Rede Municipal de Ensino, temos projetos inovadores que vão além do aprendizado em classe, como o ‘Aprender +’, que chega a atender cerca de 900 alunos com dificuldades de aprendizagem. Dificuldades estas não consideradas deficiências, que seriam de responsabilidade de outro departamento especializado, o qual também nos tornamos referência”, afirmou Fiusa.

Durante a entrevista, o secretário apontou ainda os projetos de evolução da qualidade do ensino municipal, por meio da oferta de estrutura física adequada e qualificação de profissionais. “Nas próximas semanas, vamos inaugurar mais uma escola municipal, o CEMEB Santa Izildinha (Jardim Rosemary). Está em andamento a construção de três creches municipais – duas no Parque Wey e uma no Jardim Alabama –; outras cinco unidades estão em projeto e suas obras deverão ser iniciadas em breve”, disse o secretário.

Outro projeto em andamento é a construção do Centro de Formação do Professor, que concentrará atividades administrativas da Secretaria de Educação e Cultura, espaço para formação continuada dos educadores e um novo teatro municipal. As obras seguem em ritmo acelerado, podendo ser entregues ainda neste ano.



 Clik para assistir o video

Relacionados