Jaci Tadeu e secretário estadual do Emprego debatem ações de incentivo à qualificação profissional

Com o objetivo e estreitar ainda mais os laços e incentivar a mão de obra qualificada na cidade, o prefeito Jaci Tadeu recebeu em seu gabinete, nessa terça-feira (11), o secretário estadual do Emprego e Relações do Trabalho, Tadeu Morais. A reunião foi intermediada pela secretária municipal deDesenvolvimento Econômico e Trabalho, Sandra Mendes.

Durante o encontro, Jaci destacou a importância de estimular a qualificação dos profissionais para atuação nos mercados local e regional. “A nossa meta é priorizar a qualidade, já que o mercado de trabalho está aquecido, mas busca incessantemente mão de obra qualificada. Por isso, temos projetos para oferecer cursos populares de noções básicas de línguas, como inglês e espanhol, e matemática, além de reforçar a interpretação de texto, leitura e escrita dos profissionais. Tudo isso vai contribuir para que o candidato seja absorvido com facilidade pelo mercado de trabalho, uma vez que terá mais destaque perante os demais”, observou Jaci Tadeu.

A reunião também foi uma oportunidade para que os representantes do município e do estado pudessem fortalecer ainda mais a atuação dos serviços existentes na pasta municipal como PAT, Banco do Povo Paulista, Jovem Cidadão e Time do Emprego, sendo o último aderido recentemente pela pasta municipal e direcionado para interessados em receber orientações sobre como buscar um emprego e, até mesmo, como se portar em uma entrevista.

Já com o objetivo de encaminhar profissionais com necessidades especiais, as autoridades discutiram a ação efetiva do Programa de Apoio à Pessoa com Deficiência (Padef). O projeto – já existe no município há algum tempo – intermedia mão de obra, cursos de qualificação profissional, orientação e eventos que visem ampliar e garantir a inclusão desses profissionais no mercado atual. Para isso, a secretaria municipal se encarrega de cadastrar os candidatos e, a partir de um banco de dados   registrados em sistema online, eles são encaminhados para as oportunidades.

Também entrou na pauta do encontro, estratégias para agilizar oferta e procura de oportunidades de emprego. Para isso, Tadeu Morais mencionou o projeto Emprega São Paulo, que ao ser adotado pelo município, informatizaria o sistema de vagas em todo o estado e o candidato poderia acompanhar o processo seletivo pela internet. 

Outro projeto em destaque é o caminhão itinerante, disponibilizado pela secretaria estadual, que oferece cursos rápidos para a área de logística. “A cidade tem um mercado muito constistente nessa área de atuação. Por isso, precisamos reciclar sempre mais o conhecimento dos nossos profissionais e esse projeto seria uma maneira de atingir o nosso objetivo”, comentou a secretária Sandra Mendes.

2ª edição – Giro do Emprego

Para levar os serviços oferecidos pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho aos munícipes sem a necessidade de ir à sede, a pasta promoveu a segunda edição do Giro do Emprego. Desta vez, os moradores da Vila Dr. Cardoso foram beneficiados com a ação, que aconteceu no CEMEB Gov. André Franco Montoro.

De acordo com o levantamento realizado pela pasta, cerca de 120 candidatos cadastrados foram encaminhados para diversas vagas na área de logística (operador de Logística, conferente de mercadorias, líder de Logística, operador de empilhadeira, assistente de BackOffice e atendente I), além receber orientações sobre os programas ativos na secretaria.

Ainda de acordo com a pasta, a ação será oferecida quinzenalmente em diferentes bairros de Itapevi. Dentre os principais serviços estão: cadastramento de candidatos para novas vagas de emprego, aquisição de documentos como Carteira de Trabalho e o oferecimento de capacitações preparatórias para entrada, ou recolocação, no mercado de trabalho.    

Relacionados