Jaci Tadeu confirma fechamento de trecho da avenida Rubens Caramez

Trecho da avenida Rubens Caramez, entre a praça Carlos de Castro e a avenida Brasil, permanecerá interditado para o tráfego de veículos. Apenas viaturas e ambulâncias poderão trafegar na área restrita. A medida foi confirmada pelo prefeito Jaci Tadeu, durante reunião com empreendedores individuais, na manhã dessa terça-feira (14), no CEMEB Bemvindo Moreira Nery.

Anteriormente, o trecho permanecia restrito aos finais de semana. Após a criação de uma associação e cadastramento dos vendedores informais – que há anos dividiam as calçadas com pedestres durante a semana – a decisão foi tomada em conjunto com os órgãos municipais após inúmeros debates.

A ação deve servir para melhorar o fluxo de pessoas na região central, além de permitir a divisão adequada dos espaços entre comerciantes e vendedores informais, os quais utilizam a via para montar as barracas e vender suas mercadorias de acordo com demarcações no asfalto.  O serviço de carga e descarga de mercadorias poderá ser realizado, das 20h até as 07h da manhã, do dia seguinte.

Além de ofertar um espaço adequado aos microempreendedores, oferecer respaldo legal também é uma das preocupações da atual administração em função do bom funcionamento do comércio de Itapevi. Para isso, reuniões frequentes entre autoridades do município e microempreendedores, que trabalham e moram na cidade, seguem com o intuito de buscar medidas que beneficiem a categoria.  

Durante a assembleia, Jaci reforçou a importância da união entre os microempreendedores para reivindicar melhorias junto ao poder público. “Para que tenhamos sucesso nessa parceria, é essencial que continuem unidos, pois trabalhamos por um grupo e não por interesses individuais. Assim, teremos uma área comercial cada vez mais forte e, principalmente, organizada”, disse o prefeito.

Por falar em organização, durante a reunião, foi delimitado um prazo para que as barracas dos comerciantes cadastrados sejam padronizadas com o mesmo modelo e tamanho. Essas medidas permitirão a criação de uma identidade visual, além de auxiliar no melhor trabalho da fiscalização. Os vendedores informais cadastrados terão até o dia 15 de março para se adequar a nova regra. Após a definição de modelo e tamanho, um projeto de lei seria criado para formalizar as medidas. A exceção seriam os carrinhos de cachorro-quente, que seguiriam outras regras. 

Também presente ao encontro, o vice-prefeito Fláudio Azevedo falou sobre os benefícios adquiridos com a regularização do trabalho dos microempreendedores. “Organizar a estrutura comercial da cidade, sem deixar de oferecer oportunidade, é um dos nossos objetivos. O vendedor informal tem a mesma importância que o comerciante. Por isso firmamos um compromisso com a categoria. Além de assegurar o direito de exercer à profissão e buscar o pão de cada dia, quem trabalha na informalidade também poderá contar com os serviços previdenciários, como a aposentadoria, por exemplo”, destacou Fláudio.

Vale lembrar que microempreendedor consiste no comerciante que possui apenas uma fonte de trabalho, como por exemplo, uma barraca de objetos artesanais. Para obter mais informações sobre recadastramento e formalização basta procurar a equipe da Secretaria de Emprego e Desenvolvimento Social, no telefone 4143-8888 (ramal 8806).

A assembleia com microempreendedores de Itapevi também contou com a presença dos secretários Jaci Pinheiro (Emprego e Desenvolvimento Social), Patrick Scheid (Receita), Israel Marques (Governo) e Evangelista Limas (Meio Ambiente); do presidente da Câmara Municipal, Paulo Rogiério de Almeida (Prof. Paulinho); dos vereadores Anderson Cavanha (Bruxão do Táxi), Antonio Carlos de Paulo (Toni da Gente), Claudio Lopes (Tico), Cláudio Dutra, Júlio César Portela, Ivonildo Andrade da Hora (Chambinho) e José Lemes Jorge (Jorge da Farmácia). 

Relacionados