Itapevi é a cidade que mais cresce em número de novas empresas na região oeste, aponta ‘Empresômetro’

O crescimento industrial de Itapevi continua sendo destaque na região oeste da Grande São Paulo. Após números positivos apontados pelo Ministério do Trabalho e Emprego e pela Junta Comercial de São Paulo, dados recentes do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT) comprovam que o município teve um aumento de mais de 17% no número de empresas no último ano.

Para se ter uma ideia da expansão empresarial ocorrida em Itapevi, em 2013, a cidade contabilizou 11,4 mil empresas – aumento de 1,7 mil empresas em relação ao ano anterior, que apontou 9,7 mil empreendimentos. Ainda de acordo com o “Empresômetro”, do IBPT, dentre os municípios da região oeste, Itapevi foi a cidade que mais contabilizou instalações de novos estabelecimentos. Em 2012, estavam instaladas 167 mil empresas na região e, no ano passado, o número subiu para 187 mil.

O aumento do número de empresas estabelecidas em Itapevi é reflexo da política de atração de empreendimentos mantida pela Prefeitura, que destacou a cidade como polo industrial e comercial da região oeste. Por conta disso, além de novas empresas, a população também é beneficiada pela geração de empregos, o que fortalece ainda mais a economia local.

Esses dados reforçam a consolidação do crescimento da cidade de Itapevi. O município possui hoje um dos maiores orçamentos da Grande São Paulo, abrigando também uma vibrante área comercial. “Itapevi é uma cidade da região que ainda reúne condições para o desenvolvimento empresarial: é próxima às rodovias Castello Branco, Raposo Tavares e Rodoanel. Também possui cerca de 15 km² de área industrial, dotada de toda a infraestrutura necessária como energia elétrica, saneamento básico e rede de gás natural. Nossa função é aproveitar essas condições e atrair ainda mais investimentos para a cidade”, destacou o prefeito Jaci Tadeu.

Destaque em 2013

No ano passado, estudos apontaram números positivos alcançados pela cidade de Itapevi. A Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp) apresentou o crescimento do percentual de pequenas e médias empresas nos últimos anos dentro do município. Apenas no primeiro semestre de 2013, a Jucesp contabilizou 872 constituições, 673 alterações e 44 baixas de empresas na cidade.

Já o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), órgão vinculado aoMinistério do Trabalho e Emprego destacou que, em outubro de 2013, Itapevi foi o segundo município que mais gerou postos de trabalho no Estado – com 1.447 colocações – perdendo apenas para a cidade de São Paulo.

Sobre o IBPT

O Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT) atua desde 1992 para diminuir o impacto dos impostos sobre as empresas e racionalizar a arrecadação de tributos nos níveis municipal, estadual e federal. O objetivo da entidade é o aumento da lucratividade empresarial, o crescimento da economia e da sociedade como um todo, além de contribuir para uma governança tributária mais eficiente e inteligente para as empresas, governos e organizações.

Relacionados