Itapevienses participam da campanha de vacinação contra a gripe Influenza

As unidades de saúde do município já estão atendendo a população. Nos UBS  e USF da cidade a procura pela vacina tem sido constante. A campanha para imunização contra o vírus da Gripe Influenza (gripe comum) será realizada até o dia 22 de mai. No sábado (9), ocorrerá o dia ‘D’, com o objetivo de ampliar o número de munícipes a serem vacinados. Além dos postos de saúde, mais dois locais serão utilizados como ponto de atendimento o Itacenter e o Itashopping. Oatendimento acontecerá entre as 08h e 16h.

A dose será direcionada às gestantes, puérperas (mulheres que deram à luz recentemente, dentro do período dos últimos 45 dias), crianças de 6 meses e menores de 5 anos, idosos, portadores de comorbidades, indígenas, população penitenciária e profissionais da saúde. A Secretaria da Saúde solicita que os munícipes que se enquadram entre o público alvo, procurem a unidade de saúde mais próxima de suas residências portando o cartão de vacina e documento pessoal.

Em todo o país milhões de pessoas deverão receber a dose contra a doença. O composto da vacina é fabricado com substâncias que não possuem risco de ocasionar a manifestação da doença (frações não patogênicas), protege contra os três principais tipos de vírus dentro da previsão de circulação, não oferecendo risco à saúde, mas quem apresenta alergia a ovo, não deve receber a vacina. 

A Influenza (gripe) é uma infecção viral que afeta principalmente nariz, garganta, brônquios e, ocasionalmente, os pulmões. A infecção dura aproximadamente uma semana, sendo reconhecida por apresentar febre alta de início repentino, acompanhada por dores musculares, dor de cabeça, mal-estar intenso, tosse não produtiva e coriza. Podendo causar agravamento como internações nos grupos de risco, aos quais se recomenda a vacina. A Influenza é também frequentemente confundida com outras viroses respiratórias, por isso o seu diagnóstico de certeza só é feito mediante exame laboratorial específico.

É importante destacar que os portadores de comorbidades, como doenças cardiovasculares crônica; diabetes mellitus; obesidade; pneumonia crônica; imunodeficiência/imunodepressão (ex: HIV e transplantados); doenças renal crônicas, hepáticas, neurológicas e síndrome de Down. Além dos trabalhadores da área da saúde (tanto serviço público quanto privado); e população em cárcere e funcionários do serviço penitenciário. Devem imprescindivelmente ser imunizados.

Relacionados