Itapevi sedia encontro do PROEJA/FIC

Encontro_Supervisao_PROEJA“Precisamos unir forças com outros municípios para que tenhamos não somente uma cidade pulsante, mas uma região em franco desenvolvimento”, defendeu o vice-prefeito de Itapevi, Jaci Tadeu da Silva, durante o 3° Encontro de Supervisão do PROEJA/FIC, criado pelo Ministério da Educação com o objetivo de promover a profissionalização de milhares de estudantes em todo o país.

Realizado no dia 23, na Secretaria de Educação e Cultura, o encontro reuniu representantes dos municípios de Itapevi, Osasco, Amparo, Francisco Morato, Mauá, São Bernardo do Campo, Itapetininga, Ferraz de Vasconcelos e Várzea Paulista, profissionais do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFECT), além de professores do CEMEB Governador André Franco Montoro.

Itapevi foi um dos municípios que aderiu ao PROEJA/FIC e, por conta disso, estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) foram contemplados com um curso de qualificação profissional de Pintura de Paredes em Alvenaria. Segundo a direção da unidade, o curso, que tem uma carga horária mínima de 200 horas, ensina noções de Empreendedorismo, Ética e Cidadania, Introdução à Construção Civil, Impactos Ambientais, Higiene e Segurança do Trabalho, Técnicas de Construção Civil e Pintura em Paredes de Alvenaria.

Inicialmente, as aulas práticas e teóricas acontecem no CEMEB Franco Montoro, mas a intenção da Prefeitura é, em breve, expandir o programa para outros pólos da EJA existentes em Itapevi e oferecer, inclusive, outros cursos profissionalizantes. A iniciativa visa beneficiar centenas de estudantes, que, além de concluir o Ensino Fundamental, poderão conquistar também um diploma profissional.

Representando o IFECT, também compareceram à reunião desta terça-feira Reginaldo Victor Pereira, gerente de apoio acadêmico, Armando Traini Ferreira, coordenador do curso no campus São Paulo, e a pedagoga Tathiane Arruda.

Este foi o terceiro Encontro de Supervisão do PROEJA/FIC. Desde o início do programa, em setembro deste ano, representantes dos oito municípios envolvidos já se reuniram também nas cidades de Francisco Morato e Osasco, para apresentar o andamento das atividades.

Por meio do Proeja/FIC, o MEC incentivou a parceria entre os institutos federais de educação e os municípios para a realização dos cursos. A formação dos professores do Proeja – FIC foi realizada no segundo semestre de 2009. Durante o curso de formação, os docentes definiram e elaboraram o material didático a ser utilizado com os alunos. Professoras da EJA também receberam orientações didáticas para pautar suas aulas nos assuntos abordados pelo curso.

De acordo com informações do Ministério da Educação, o Governo Federal prevê alcançar com o PROEJA-FIC mais de 18 mil alunos em 2010. A estimativa é baseada no número de propostas de cursos encaminhadas ao MEC pelos municípios.

Estudos do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), de 2007, apontam que, atualmente cerca de 7,4 milhões de trabalhadores que buscam uma nova oportunidade no mercado de trabalho não possuem experiência e qualificação profissional.

Em Itapevi, no entanto, essa realidade está cada vez mais distante. Nos últimos anos, graças ao empenho da prefeita Dra. Ruth Banholzer, a população passou a contar com uma universidade federal (UAB Itapevi), uma escola técnica (e-Tec Brasil) e cursos técnicos do SENAI.

“A dupla formada por Dra. Ruth e Jaci Tadeu tem sido muito sensível às questões sociais inerentes à educação do povo de Itapevi. Exemplos deste comprometimento são a UAB, a e-Tec e os cursos do SENAI. Estamos provando que tudo que se faz de forma planejada sempre dá certo”, avalia o professor Edgard, que também acompanhou o encontro.

Relacionados