Itapevi inaugura unidade especializada para tratamento de dependentes químicos

Com objetivo de oferecer à população itapeviense atendimento específico aos dependentes de álcool e outras drogas, a Prefeitura por  meio da Secretaria de Saúde inaugurou no dia 17,  o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Álcool e Drogas, denominado CAPS II AD – ‘Reconstruir’.

O local possui cinco salas para acolhimento dos pacientes durante o período que permanecerem em observação após os procedimentos de atendimento. A unidade também contará com uma sala de informática onde serão desenvolvidos projetos de Terapia Comunitária, Processos de Socialização, Expressão Gráfica, entre outras terapias.

Presentes ao  evento estavam o vice-prefeito Fláudio Azevedo Limas e os secretários Israel Marques (Governo), Laila Chaluppe (Saúde) Fábio Andrade (Administração), Walter Hasegawa (Desenvolvimento Urbano), Kleber Maruxo (Segurança), Vicente Bandeira (Negócios Internos e Jurídicos), Joaquim Simoni (Esportes e Lazer), que prestigiaram a inauguração da nova unidade. Além do coordenador de Saúde Mental do município, Luiz Naporano e o chefe do novo CAPS II AD, Rodrigo Correia Paes.

O atendimento será realizado por uma equipe multidisciplinar especializada em saúde mental, que desenvolverá projetos terapêuticos de acordo com as necessidades de cada paciente. O ‘Projeto de Vida’ que poderá contemplar cuidados intensivos (diários); os semi-intensivos (intercalados), desenvolvidos em alguns dias na semana ou não intensivo (alguns dias no mês).

O Centro de Atenção atenderá, inicialmente, o público com idade superior a 18 anos e os adolescentes, em parceria com o CAPS II i “Ciranda” – Infanto Juvenil, que também foi inaugurado pela administração neste ano. Estas pessoas poderão vir encaminhadas pelo serviço de saúde do município ou espontaneamente. De acordo com o responsável pela unidade, Rodrigo Paes, o CAPS não oferecerá internação.

Para o prefeito Jaci Tadeu, oferecer atendimento especializado a essas pessoas é uma das prioridades do município. “Nosso objetivo é contribuir para que os dependentes encontrem nos Centros de Atenção Psicossocial, orientação e atendimento de qualidade, para que tenham a chance de se reintegrar a sociedade de maneira digna”, disse.                             

Com o novo CAPS a cidade conta agora com três centros voltados aos munícipes com necessidades em atenção psicossocial especializada. Itapevi já possui o CAPS II – ‘Espaço Conviver’ (rua Eduarda Rios Trevisan, 105 – Jd. Portela) e o CAPS II i ‘Ciranda’ Infanto-Juvenil (rua Brasília de Abreu Alves, 65 – Vila Nova Itapevi), voltado às crianças e adolescentes.

A secretária de Assistência Social e Cidadania, Ruth Banholzer, falou de mais essa conquista. “A entrega dessa unidade representa a oportunidade de resgate, prestando um serviço de qualidade e valor, por meio dessa equipe de especialistas que tenho certeza, vão fazer a diferença na vida dessas pessoas”, afirmou. O novo espaço passa a funcionar na rua Arnaldo Sérgio Cordeiro das Neves, 235 – Jd. Portela, das 7h às 17h, no atendimento aos pacientes que procurarem voluntariamente o Centro ou por meio de encaminhamento médico.

 

Relacionados