Professores de Itapevi concluem curso específico de atendimento a crianças com Autismo

A Prefeitura de Itapevi, por meio da Secretaria de Educação e o Grupo de Apoio à Inclusão (GAI), realizou no último dia 17, uma cerimônia de formatura que marcou o encerramento do projeto interdisciplinar voltado ao atendimento à criança com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA).

A formação foi oferecida aos professores e pais de alunos com TEA, com o objetivo de minimizar os níveis de dependência dos estudantes, proporcionando a integração social, oferecendo meios alternativos de comunicação, investigando como estão sendo utilizadas as práticas pedagógicas, além de criar vínculo e parceria entre escola e família.

A secretária de Educação, Lilian Braga, enfatizou a importância da formação. “Nossa rede possui 55 alunos com TEA e muitas vezes, os profissionais da área encontram dificuldades para lidar com a deficiência. Neste sentido, fez-se necessário a capacitação e orientação técnica aos professores e aos pais dos alunos, pois essas crianças necessitam de práticas pedagógicas específicas”, afirmou a secretária.

Na ocasião, o prefeito Jaci Tadeu falou da dedicação dos profissionais que trabalham pelo prazer de ensinar. “A inclusão é fundamental, e o trabalho desses profissionais é feito com amor e dedicação. O curso deve continuar auxiliando, principalmente, os pais dos alunos que também precisam aprender sobre as peculiaridades dos filhos autistas. Não só o professor deve receber orientação, os pais também precisam se integrar e dar continuidade a esse belo trabalho”, disse o prefeito.     

Já o vice-prefeito Fláudio Azevedo destacou a participação da comunidade em projetos como esse. “As crianças devem ser tratadas igualmente, e essa é a preocupação de um governo justo e igualitário. Para isso, a participação da comunidade é essencial, além de transformar a vida de pessoas que se dedicam e se tornam melhores a cada dia”, comentou Fláudio.

Marcileia Caetano Gomes, mãe de Guilherme (5 anos), que estuda no Parque Suburbano, realizou um depoimento emocionado sobre a iniciativa da Prefeitura. “Sou muito grata aos profissionais do grupo de apoio que entenderam a dificuldade do meu filho. As nossas crianças não são diferentes, pois têm capacidades como qualquer outra. O curso também serviu para trocar experiências entre as famílias, e isso foi muito enriquecedor”, relatou a moradora de Itapevi.

Uma palestra ministrada por Anita Brito e Nicolas Brito,  autores dos livros “Meu Filho Era Autista” e “TEA e Inclusão Escolar: um sonho mais que possível” marcou o encerramento do projeto. Na apresentação, Anita discorreu sobre suas experiências, dificuldades e todas as vitórias conquistadas com o filho adolescente que posssui o TEA.

O evento aconteceu no auditório da Secretaria de Educação e contou também com a presença dos secretários Ruth Banholzer (Assistência Social e Cidadania), Israel Marques (Governo), Joaquim Henrique (Esportes e Lazer) e do vereador Júlio César Portela, além de professores, gestores, coordenadores, pais e familiares.

Relacionados