Itapevi celebra Dia Internacional da Paz

O Dia Internacional da Paz é celebrado no dia 21 de setembro e, para este ano a Prefeitura de Itapevi está preparando diversas atrações para os munícipes. O palco escolhido para receber as atividades foi a Praça 18 de Fevereiro.

 
No domingo (21), as comemorações começam a partir das 9h e seguirão durante toda a manhã. De acordo com o cronograma desenvolvido pela Secretaria de Cultura, Juventude e Turismo, às 9h30, será a apresentação de dança indígena da Tribo Mura. Na sequência é a vez da Banda Jovem da Guarda Municipal de Itapevi fazer sua apresentação. Quem também se apresentará na Praça 18 de Fevereiro será o Grupo de Choro do Centro de Formação Musical da Prefeitura.
 
Os trabalhos desenvolvidos pelos alunos da rede municipal de ensino serão expostos na praça. Durante o mês, a Secretaria de Educação desenvolveu um Concurso de Produção de Texto e Ilustração sobre a Paz. As crianças do 1º, 2º e 3º anos criaram desenhos livres sob o tema, já os pequenos do 4º e 5º anos fizeram trabalhos escritos – como poesias, poemas, contos, crônicas e redações.
 
Todas as escolas municipais estão participando do projeto e, de acordo com os critérios definidos pela Secretaria, serão selecionados dois trabalhos por unidade educacional para receber destaque no dia do evento. Além dos trabalhos expostos, as crianças vencedoras do concurso também serão premiadas com medalhas de honra ao mérito.
 
Para a comemoração do Dia Internacional da Paz, ainda no domingo, o Departamento de Trânsito e Transportes (Demutran) realizará o Pedágio da Paz. Durante a ação serão entregues flores de crepom confeccionadas pelos estudantes, juntamente com informativos sobre prevenção no trânsito.
 
Uma Oficina de Percussão, promovida pelos alunos da Universidade Aberta do Brasil (UAB), também será instalada na Praça. Os profissionais da Secretaria de Meio Ambiente, farão a entrega de mudas nativas, além de realizar o plantio de uma árvore da espécie Pau-Brasil.
 
Outra ação que será desenvolvida paralelamente a celebração ao Dia da Paz será a grafitagem do viaduto José dos Santos Novaes. Os artistas de Itapevi poderão apresentar suas artes, de acordo com o tema, nos muros de uma das passagens mais importantes da cidade, que liga o centro a uma das saídas da cidade.
 
Já na segunda-feira (22), a Poder Legislativo de Itapevi realizará uma Sessão Solene, a partir das 19h, na própria Câmara Municipal (rua Arnaldo Sérgio Cordeiro das Neves, 80 – Vila Nova Itapevi). A Sessão contará com homenagens a ícones da paz no município, além de entrega de títulos e honrarias.
 

Relacionados