‘Dia D’ contra a gripe acontece neste sábado (20) em Itapevi

Dia_contra_gripeNeste sábado acontece em Itapevi o “Dia D” contra a Influenza (gripe comum), quando a Prefeitura reforçará a campanha de vacinação que já é realizada desde o dia 15 na cidade.

Na data, a Secretaria de Higiene e Saúde estará fornecendo a dose da vacina a idosos, gestantes e puérperas (mulheres que deram à luz recentemente), entre às 09h e 16h, no Centro de Convivência do Idoso, Associação de idosos de Itapevi, no Itapevi Center (Supermercado Lopes) e no Itashopping.                                                                       

Além disso, assim como já ocorre neste momento, todas as unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades de Saúde da Família (USF) estarão atendendo a população. Crianças com menos de dois anos de idade também deverão ser imunizadas. A Secretaria de Higiene e Saúde solicita que o munícipe procure a unidade de saúde mais próxima portando o cartão de vacina.

Em todo o país milhões de pessoas deverão receber a dose contra a doença. Em Itapevi, a meta é atingir a maioria do público alvo da cidade. A vacina contra a Influenza, fabricada com o vírus inativado (sem risco de manifestação da doença), protege contra os três principais vírus em circulação no Hemisfério Sul e não oferece risco à saúde, mas quem apresenta alergia severa ao ovo deve procurar um médico para receber orientações.

A Influenza (gripe) é uma infecção viral que afeta principalmente nariz, garganta, brônquios e, ocasionalmente, os pulmões. A infecção dura aproximadamente uma semana, sendo reconhecida por apresentar febre alta de início repentino, acompanhada por dores musculares, dor de cabeça, mal-estar intenso, tosse não produtiva e coriza. A Influenza é também frequentemente confundida com outras viroses respiratórias, por isso o seu diagnóstico de certeza só é feito mediante exame laboratorial específico.

Relacionados