Prefeitura implanta plano integrado de atendimento emergencial em Itapevi

Implantacao_Plano_Acao_IntegradaPara garantir maior agilidade nos atendimentos emergenciais, a Prefeitura de Itapevi agora conta com o Plano de Ação Integrada (P.A.I.).

O projeto pertence à pasta da Secretaria de Segurança e é uma medida para normatizar os procedimentos que servem de orientação para os plantonistas e para as secretarias integradas, além de estabelecer um calendário com medidas de prevenção e acompanhamento das emergências.

“O P.A.I. foi criado não só para atender às situações de emergência, mas também para estabelecer um cronograma de prevenção contra novas ocorrências e manter um acompanhamento com distribuição dos recursos de acordo com a necessidade”, explicou o secretário de Segurança Kleber Maruxo.

O plano, criado pela Secretaria Municipal de Segurança e coordenação da Defesa Civil, tem o objetivo de mobilizar um grupo integrado formado por representantes das secretarias de Desenvolvimento Urbano, Obras e Serviços, Meio Ambiente, Assistência Social e Cidadania, Higiene e Saúde e Habitação, que são relacionadas aos eventos adversos como, por exemplo, enchentes e desabamentos de casas e encostas.

Para isso, a equipe de atendimento conta com o plano normativo que agrega informações para procedimentos que exijam atendimento rápido. Isso possibilita, além do atendimento em conjunto, a minimização dos danos causados à saúde e à segurança da comunidade, do patrimônio público e privado e também ao meio ambiente. 

A partir disso, quando o munícipe acionar o telefone 199 (ligação gratuita) por conta de um desabamento de terra de uma encosta, por exemplo, a equipe de atendimento da Central de Comunicação e Monitoramento (CECOM) recolherá as informações para verificar a necessidade em acionar a equipe de profissionais de maneira imediata. Com a constatação dessa necessidade, ao chegar no local, cada profissional irá analisar dentro da sua competência o que pode ser feito de imediato, além de fazer um diagnóstico para amenizar futuros riscos.

O plano, que já está em funcionamento, foi apresentado nessa sexta-feira (12) ao prefeito Jaci Tadeu, que salientou a importância da elaboração do P.A.I. “Com a normatização deste plano é possível atender prontamente às ocorrências. Antigamente, o trabalho de cada área era feito individualmente, o que dificultava o atendimento emergencial. Com essa integração dos órgãos, o munícipe será melhor atendido e as soluções serão buscadas em conjunto”, avaliou. 

Relacionados