Defesa Civil de Itapevi orienta moradores sobre cuidados em situações de risco

Defesa_CivilA Defesa Civil de Itapevi divulgou nesta semana uma série de orientações aos moradores com relação a áreas de risco de inundações e escorregamento de terras.

O objetivo é multiplicar informações para ações preventivas por parte dos munícipes, visando o menor índice possível de acidentes com vítimas na cidade.

Os acidentes, em geral, são frutos da ocupação irregular e desordenada de áreas como beiras de rios e córregos e em encostas de morros. A falta de estrutura das casas também compromete a segurança de muitas moradias que, com as fortes chuvas que atingem a região entre os meses de novembro e março, podem ser afetadas.

“Assistimos nesses dias a sérias ocorrências de deslizamentos de terra e enchentes, com centenas de vítimas em cidades como Teresópolis e Nova Friburgo, no Rio de Janeiro. E essas informações preventivas servem para que situações semelhantes não aconteçam em nossa cidade”, comentou o coordenador da Defesa Civil, José Augusto Gonçalves Pereira.

De acordo com o coordenador do grupamento, que é vinculado à Secretaria de Segurança, cuidados básicos como não construir em margens de rios e córregos e em encostas de morros, são de conhecimento de todos, mas sempre devem ser divulgados. “Não se deixe enganar por promessas fáceis e ilusórias para obter um lote ou uma casa em morros ou áreas de risco. Os riscos de desastres são muito altos”, explica o coordenador.

Para habitantes de áreas com essas características, Augusto emite um alerta. “Em casos de chuvas fortes, o mais prudente é não permanecer nessas áreas e encaminhar-se para casas de parentes e amigos, fora de locais que possam oferecer riscos”, reforça.

O coordenador também orienta a população a não permitir o despejo de lixo e entulho em ruas e avenidas e em rios e córregos. Tais materiais propiciam o acúmulo de água de chuva e facilitam a ocorrência de inundações, além de estimular o aparecimento de insetos e roedores que transmitem doenças como dengue e leptospirose.

Essas e mais informações sobre cuidados em áreas de risco estão disponíveis no site da Prefeitura de Itapevi (www.itapevi.sp.gov.br/secretarias/sec_seguranca/defesa_civil.htm).

Relacionados