Central de Videomonitoramento da Guarda de Itapevi contará com mais cinco câmeras

_Novas_cmerasA Guarda Municipal de Itapevi receberá, nas próximas semanas, mais cinco câmeras que auxiliarão no monitoramento das ruas da cidade. É o que anunciou, nessa quarta-feira (19), a prefeita Dra. Ruth Banholzer. A partir da implantação dos novos equipamentos, a Central de Videomonitoramento passará a contar com 30 câmeras espalhadas em pontos estratégicos de Itapevi.

“Cuidar da segurança da população também é um compromisso da Prefeitura e, portanto, não temos poupado investimentos nesta importante área. Com o apoio dessas novas câmeras, poderemos monitorar outros pontos da cidade, agilizando ainda mais o atendimento prestado ao munícipe”, afirmou Dra. Ruth.

De acordo com o secretário municipal de Segurança, Kleber Ferreira Maruxo, os equipamentos foram adquiridos com recursos advindos do Pronasci (Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania) e já foram liberados pelo Ministério da Justiça. “Realizaremos um estudo sobre os índices de delito registrados em cada área da cidade para, então, definirmos onde serão instaladas as novas câmeras”, explica Maruxo. Segundo ele, a intenção da Secretaria Municipal de Segurança é chegar a 45 câmeras até o final deste ano.

A Central de Videomonitoramento, fruto de mais uma parceria entre a administração municipal e o Governo Federal, foi entregue por Dra. Ruth em 2009, com o objetivo de prevenir situações que envolvam infrações e crimes, servindo ainda de apoio ao trabalho desenvolvido pelas forças de segurança do Estado – polícias Civil e Militar.

A unidade dispõe de uma sala de monitoramento com televisores digitais de 42 polegadas, computadores e radiocomunicadores, uma sala de reunião com videoconferência e uma sala de situação – onde as denúncias da população são coletadas e repassadas às patrulhas atuantes nas ruas.

Ao todo, 24 profissionais da Guarda, Demutran (Departamento Municipal de Trânsito e Transporte) e da Defesa Civil Municipal atuam dentro das instalações da Central, monitorando, 24 horas por dia, as imagens captadas pelas câmeras.

Somente em 2010, a Central foi responsável pelo atendimento de quase 3 mil ocorrências. Grande parte delas foi relacionada a casos de estacionamento irregular e acidentes de trânsito, prontamente atendidos pelos agentes do Demutran. Também são comuns a prestação de socorro a vítimas de acidentes pessoais, de mal súbito ou a assistência a veículos quebrados em vias públicas.

199

Além disso, a Prefeitura implantou, em setembro do ano passado, a Rede Integrada de Radiocomunicação. O sistema padronizou a comunicação entre guardas municipais, agentes de trânsito, funcionários do SAMU, das ambulâncias do Pronto Socorro, da Defesa Civil, da Vigilância Epidemiológica e do Departamento de Fiscalização de Posturas.

Por meio do número telefônico 199, a população pode solicitar atendimento em qualquer uma das áreas. Imediatamente, o profissional encaminha a solicitação ao setor desejado, que atenderá a ocorrência. A ligação é gratuita e o serviço funciona 24 horas por dia.

Relacionados