Comunidade de Itapevi participa da 3ª Edição do prêmio Culturas Ciganas

No último dia 23,  por meio da Secretaria da Cultura, Juventude e Turismo a comunidade cigana que vive no município há mais de 20 anos, recebeu a visita do Ministério da Cultura. Junto com os representantes do governo federal estavam também funcionários das secretarias de Assistência Social e Cidadania e da Educação, realizando levantamento de informações sobre as famílias e dados estatísticos. Os secretários Ademir Vilhena (Cultura, Juventude e Turismo) e Ruth Banholzer  (Assistência Social e Cidadania) também participaram da visita à comunidade.

Os coordenadores que fazem parte da organização da premiação, criada pelo Ministério da Cultura, explicaram aos líderes dos ciganos as regras e critérios para inscrições. O Prêmio de Valorização Cultural é um concurso de nível nacional que contempla a preservação das tradições culturais promovidas por pessoas responsáveis por iniciativas exemplares, que atuam na preservação e proteção dos costumes e identidade do povo cigano no Brasil.

O objetivo da premiação é reconhecer a contribuição ao fortalecimento das expressões culturais tradicionais de seus povos, mantendo hábitos e tradições de suas origens. Para participar, as comunidades escolheram 5 atividades pertinentes ao seu cotidiano: confecção de artesanato cigano, ervas medicinais, dialeto, culinária e danças típicas.

A Secretaria de Cultura, Juventude e Turismo registrou os vídeos, onde cada representante da comunidade falou da sua identidade cultural, além de exemplificar que tipo de atividade irá apresentar para concorrer ao prêmio. Após as gravações, todo material foi enviado para avaliação. O valor total destinado aos vencedores será de R$ 14.285,72. Lembrando que o recurso deve ser revertido em benefício da comunidade. As inscrições foram encerradas no último dia 27.

 

Relacionados