Castração de cães e gatos é realizada gratuitamente em Itapevi

Castracao_caes_gatosA Prefeitura de Itapevi está realizando a esterilização de animais de estimação – cães e gatos – no município.

Segundo a Secretaria de Higiene e Saúde, o serviço é realizado a partir da apresentação de documentos dos proprietários do animal – para isso, é preciso apresentar o RG, CPF e os comprovantes de residência e de vacinação do animal atualizado contra a raiva.

Para ter direito ao serviço gratuitamente, o munícipe deve se dirigir ao Setor de Zoonoses (rua Isola Belli Leonardi, 8 – Vila Nova Itapevi) com os documentos e não é necessário levar o animal. Após o cadastro, o munícipe deve aguardar um prazo médio de 15 dias para a cirurgia de esterilização do animal, que será agendado pelo veterinário do Canil Municipal.

O prefeito Jaci Tadeu destaca a importância desse tipo de ação dentro do município. “A posse responsável é essencial para o bem dos tutores e dos animais. A castração traz muitos benefícios para os animais, pois previne doenças e evita o abandono. Por isso é de suma importância que os tutores se preocupem em castrá-los”, afirmou o prefeito.

A castração consiste em uma cirurgia feita em cães e gatos (fêmeas e machos) para impedir que se reproduzam sem controle e, com isso, sejam abandonados. A cirurgia é simples e feita com anestesia geral. Mas deve ser executada apenas por veterinários devidamente habilitados. Após a cirurgia, o animal não precisa ficar internado e, em torno de uma semana já se encontra totalmente recuperado. Nas fêmeas, a intervenção é feita com a retirada do útero, trompas e ovários. Nos machos consiste na retirada dos testículos.

De acordo com o Setor de Zoonoses, a esterilização evita doenças comuns como o tumor de mama e piometra nas fêmeas; prostatite e hérnias perianais nos machos. A cirurgia também pode melhorar o comportamento agressivo do macho, pois impede a reprodução indesejada e é realizada com bastante segurança.

Doações de animais de estimação

Para quem está à procura de um novo amigo, o Setor de Vigilância em Zoonoses também conta com diversos animais que anseiam por um novo lar. Após ter o primeiro contato com o animal do Canil Municipal, o interessado na adoção deve fazer um cadastro no Zoonoses e ser maior de 21 anos. Para isso, é preciso levar uma cópia de um documento (com foto) e do comprovante de residência. Os cães e gatos passam por uma avaliação veterinária, além de serem entregues castrados e vacinados ao novo tutor. O Canil Municipal fica na rua Jaspe, 09 – Vila Gióia.  

Vantagens da castração em cães e gatos

-Diminui o risco de doenças nas vias uterinas e, principalmente, do câncer de mama, útero, próstata e testículos

-Elimina a prenhez psicológica, estado presente em algumas fêmeas após o término do cio, o que ocasiona aumento das mamas com produção de leite e irritabilidade excessiva;

-Elimina o risco do câncer dos órgão genitais;

-Diminui o risco das fugas e brigas, que podem acarretar acidentes graves e até fatais;

-Diminui os latidos, uivos e miados excessivos que ocorrem por ocasião do cio;

-Diminui os estados de excitação por falta de cruzamentos;

-Nas cadelas, evita a inconveniente perda de sangue no período de cio, assim como as desagradáveis reuniões de machos na porta de sua residência;

-Diminui o hábito dos gatos de urinar em paredes e móveis para marcar território.

 

Relacionados