Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite prossegue até dia 21

VacinacaoA Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite começou nesse sábado (08) com o ‘Dia D’. Crianças com até 5 anos de idade foram imunizadas nas unidades de saúde, postos volantes e excepcionalmente, na inauguração do CEMEB Professora Alice Celestino Izabo Ramalho, no Jardim Alabama.

Este ano, a meta é que a campanha alcance cerca de 14 mil crianças, sendo que as menores de 6 meses, que ainda não foram imunizadas, receberão a Vacina Inativada Poliomielite (VIP), aplicada de forma injetável. Já as crianças entre 6 meses e 4 anos, 11 meses e 29 dias de idade receberão a Vacina Oral Poliomielite (VOP), que é adquirida em gotinhas. Além das imunizações, as unidades de saúde estão fazendo a atualização da carteira de vacinação.

A poliomielite ou paralisia infantil, como é conhecida, é uma doença viral transmitida principalmente por meio de gotículas de saliva emitidas por pessoas contaminadas, ou por meio da ingestão de água e alimentos contaminados por fezes contendo carga viral, podendo provocar ou não a paralisia dos membros.

Alguns dos sintomas da doença são febre baixa e passageira, dor de cabeça, mal-estar, dores musculares, vômito e garganta irritada. Como medidas preventivas, deve-se evitar contato com pessoas doentes, cuidado com o preparo de alimentos (lavando-os bem antes de ingerir), atenção quanto à qualidade da água e quanto às regras básicas de higienização.

Para mais informações sobre os locais de vacinação, acesse o site da prefeitura que contém a lista completa dos postos de atendimento ou entre em contato com a Secretaria de Higiene e Saúde pelo telefone 4143-8499.

 

Relacionados