Prefeitura de Itapevi disponibiliza tratamento gratuito para obesidade

tratamento_obesidadeDesde o início deste ano, moradores de Itapevi que sofrem com a obesidade já podem realizar amplo tratamento na rede municipal de saúde.

A Prefeitura de Itapevi implantou na Unidade Básica de Saúde (UBS) Cohab I, um programa multidisciplinar para atendimento deste público, que por acompanhamento de uma enfermeira reúne especialistas como psicólogo, nutricionista, educador físico  e acupunturista.

O objetivo do tratamento é fazer com o obeso ganhe em saúde e qualidade de vida por meio de pequenos gestos, como a reeducação alimentar, ganho de autoestima e atividade física que reduz consideravelmente as dores articulares e ajuda a prevenir doenças como o diabetes e as cardiovasculares como a hipertensão. Durante todo o processo de acompanhamento com os profissionais, o paciente recebe orientações para alcançar êxito na redução de peso.

A UBS Cohab I realiza cerca de 200 atendimentos por mês, e desde que foi implantado o atendimento na unidade, já foram atendidas mais de 1000 pessoas com problemas de obesidade. Também está agendado o retorno para consulta de mais 29 pacientes para este mês no posto médico.

A cirurgia bariátrica – também conhecida como redução de estômago – é o último recurso a ser adotado durante todo o processo pelo qual o paciente é submetido. “A intenção é que o paciente aprenda a se reorganizar em relação à alimentação saudável. No andamento do tratamento, eles notarão o próprio comportamento. Nossa intenção é que eles saiam conscientes de que manterão o peso de forma saudável”, lembra o secretário de Higiene e Saúde, dr. Fábio Tangerino.

Em média, o paciente perde 5 quilos por mês durante o tratamento, que varia de duração, conforme o Índice de Massa Corpórea (IMC). O tratamento no ambulatório também visa que o obeso chegue ao peso ideal – só quando alcança essa meta é que o paciente tem alta dos procedimentos. É considerada obesa pessoa com o IMC acima de 30. Para calcular o IMC é necessário fazer um cálculo simples: peso do indivíduo dividido pela sua altura ao quadrado.

O ambulatório da Cohab de Itapevi foi todo adequado, com profissionais gabaritados. Caso da nutróloga e cirurgiã-geral Ana Luísa Vilela, que na infância e adolescência foi obesa, e hoje é uma das especialistas que compõem o quadro pelo qual recebe os pacientes que pretendem perder peso de forma lúdica e com atividades, além de orientação.

“A pessoa se torna obesa quando a ingestão de alimentos é maior do que o valor de calorias que são eliminadas pelo corpo diariamente. A obesidade pode desenvolver doenças como diabetes, pressão alta, problema nas articulações, entre outras”, comenta a especialista.

Para ter acesso ao tratamento, o usuário deve passar em consulta com o clínico-geral na unidade de saúde mais próxima de sua residência. O profissional, em sua avaliação, indicará ou não a necessidade de encaminhamento ao ambulatório multidisciplinar. Posteriormente o usuário pode solicitar agendamento na Secretaria de Higiene e Saúde, pelo telefone 4143-8499, ou diretamente na sede da Secretaria – rua Isola Belli Leonardi, 8 – Jardim Christianópolis.

 

Relacionados