Busca Ativa da Tuberculose continua em Itapevi

A Prefeitura de Itapevi segue exercendo um trabalho intenso de detecção e combate à tuberculose. Trata-se de uma doença infectocontagiosa causada pelo Bacilo de Koch, que afeta vários órgãos do corpo, principalmente os pulmões e pode causar a morte de crianças e adultos.

Para tornar o trabalho cada vez mais efetivo, a Secretaria da Saúde deu continuidade à ação denominada “Busca Ativa da Tuberculose”, na qual profissionais da Saúde realizam orientações às pessoas que apresentam os possíveis indícios da infecção. O tratamento acontece em todas de saúde do município, das 07h às 16h.

Essa estratégia visa acelerar a cura dos casos e reduzir as taxas de desistência do tratamento. A família também passa por um acompanhamento preventivo para não ser contaminada.

Segundo os profissionais do departamento, os sintomas mais comuns são tosse por mais de duas semanas (acompanhada ou não de febre no fim do dia), suor noturno, falta de apetite, perda de peso, cansaço ou dores no peito, que são os ‘Sintomáticos Respiratórios’.

Após a constatação da doença, feita pelo exame de escarro, os agentes entram com um tratamento intensivo, com o uso de medicação que é distribuída pelo Programa de Controle da Tuberculose nas unidades de saúde.

Vale lembrar que, nos últimos anos Itapevi recebeu o prêmio estadual referente à qualidade nas ações de prevenção da tuberculose. A gestão municipal de Saúde do município é considerada referência no tratamento contra o Bacilo de Koch.  

Relacionados