Alunos de escolas municipais de Itapevi recebem atendimento preventivo a tracoma

exame_prevencao_tracomaA Prefeitura de Itapevi vem mantendo ações preventivas ao tracoma em crianças da Rede Municipal de Ensino.

Periodicamente, a oftalmologista dra. Vera Helena Joseph percorre unidades escolares municipais, realiza atendimento preventivo e orienta pais e alunos sobre cuidados com os olhos contra doenças como o tracoma.

Nesta terça-feira (18), a especialista esteve no CEMEB João Guimarães Rosa (antiga EM Fonte do Saber), no Jardim Vitápolis, e atendeu a dezenas de estudantes e pais. Entre as orientações passadas aos munícipes, dra. Vera descreveu sinais e sintomas do tracoma, bem como formas de prevenção à doença, que é causada pela bactéria Chlamydia trachomatis.

“Olhos vermelhos e inchados, lacrimejantes e com secreção, coçando e com intolerância à luz, são alguns dos sintomas de tracoma”, comentou a especialista, ressaltando que a transmissão se dá de uma pessoa a outra, em ambientes coletivos como escolas e creches. “Em função disto, a ocorrência do tracoma se dá principalmente em crianças, que devem adotar métodos preventivos como lavar as mãos e o rosto com frequência, não compartilhar toalhas e lenços e não coçar os olhos”, destacou dra. Vera, acrescentando que, em torno de 25% dos indivíduos com tracoma inflamatório não apresentam sintomas.

Neste ano, 1.839 crianças já foram examinadas pela médica, que é acompanhada de Miria Lazarin, do Departamento de Vigilância Epidemiológica. “Todas as crianças portadoras da doença, assim como seus familiares, recebem gratuitamente os medicamentos cedidos pela Prefeitura de Itapevi, por meio da Secretaria de Higiene e Saúde. Este diagnóstico e tratamento precoce evitam as sérias consequências que a doença pode causar”, afirma o secretário de Higiene e Saúde, dr. Sidney Sepulcre.

Segundo o secretário, a ação já vem sendo desenvolvida há quatro anos nas escolas e tem por objetivo buscar a erradicação desta doença, atendendo a proposta da Organização Mundial da Saúde, que propõe a eliminação do tracoma como causa de cegueira até o ano de 2020.

A próxima unidade escolar a ser atendida com o serviço itinerante é o CEMEB Dr. Antonio Manoel de Oliveira, localizado no Jardim Rosemary, na terça-feira (25). “Além disso, o município irá promover no próximo ano um mutirão de avaliação dos alunos nas escolas e nos grupos de risco, que incluem bolsões de população que tenham crianças com evasão escolar”, ressaltou a prefeita Dra. Ruth Banholzer.

Relacionados