1° Giro do Emprego atende centenas de pessoas no Jardim Santa Rita

Uma iniciativa que promete auxiliar ainda mais os munícipes na busca por uma recolocação profissional foi iniciada no último sábado (22). É que a Prefeitura de Itapevi, por meio da Secretaria de Emprego e Desenvolvimento Social, realizou o primeiro “Giro do Emprego”, que aconteceu no bairro Jardim Santa Rita, no CEMEB Prof. Irany Toledo de Moraes.

O Giro – que tem por finalidade levar serviços oferecidos pela secretaria à porta do cidadão itapeviense – contou com a participação de mais de 270 pessoas nesta edição. Foram ofertadas oportunidades de emprego para repositor, fiscal de caixa, empacotador, auxiliar de açougue, conferente e ajudante-geral.

À frente da Secretaria de Emprego e Desenvolvimento Social, a secretária Sandra Mendes destaca que a pasta vai aos locais mais afastados do Centro. “Nossa secretaria está sempre pronta para ajudar o cidadão. Por isso, queremos cada vez mais estreitar os laços com os munícipes e levar nossos serviços para mais perto deles”, disse a secretária.

Sobre as próximas edições do evento, a secretaria já está desenvolvendo um cronograma. “Esse primeiro Giro teve boa participação da população do bairro, e isso mostra que temos que continuar trabalhando por Itapevi. O próximo bairro a ser contemplado com os serviços da secretaria deverá ser o Monte Serrat”, afirmou Sandra.

Além do cadastramento às vagas oferecidas por empresas da cidade e da região, o Giro do Emprego também realizou serviços como cadastro de adolescentes para o programa Jovem Cidadão, emissão de Carteiras de Trabalho, consultas de pequenos microempreendedores para o Banco do Povo e informações sobre o Via Rápida.

As inscrições para a formação do Time do Emprego também foram realizadas. O programa do Governo Estadual foi adotado pela pasta e já recebe cadastro dos interessados em receber orientações sobre como buscar um emprego e, até mesmo, como se portar em uma entrevista.

Esse novo programa oferecido na secretaria é voltado aos munícipes com idade igual ou superior a 16 anos. Nos encontros, que serão promovidos com os inscritos no Time do Emprego, o trabalhador receberá orientações, como por exemplo, planejamento financeiro, desenvolvimento de currículo e técnicas de procura de trabalho, dentre outras.

O prefeito Jaci Tadeu marcou presença no primeiro Giro do Emprego e lembrou sobre a importância de ter sempre os documentos necessários para que todos os procedimentos de cadastro possam ser concluídos. “Como o Giro vai até os bairros da cidade, é importante que o munícipe saiba quais serão os documentos necessários e que os tenha sempre em mãos para que não ocorra nenhum empecilho na hora de ser atendido”, ressaltou o prefeito.

A Prefeitura lembra ainda que para serviços como a emissão da primeira via da Carteira de Trabalho, é necessário que o munícipe tenha 14 anos completos,  leve uma foto 3×4 sem data e apresente documento de identidade original (ou ainda, certidão de nascimento ou casamento originais, na falta do RG).

A Secretaria de Emprego e Desenvolvimento Social é localizada na avenida Presidente Vargas, 88 – Vila Nova Itapevi. O atendimento acontece das 08h às 17h. Os trabalhadores em busca de novas oportunidades de emprego na secretaria devem portar documentos como RG, CPF, Carteira de Trabalho e foto 3×4.

Também participaram do primeiro Giro Cultural, o vice-prefeito Fláudio Azevedo e o presidente da Câmara Municipal, Paulo Rogiério de Almeida (Prof. Paulinho).

Relacionados