Trabalhos de canalização do rio Barueri-Mirim chegam ao Jardim Dona Elvira

As obras de canalização do rio Barueri-Mirim avançam e contam com mais de mil metros de extensão. Atualmente, profissionais a serviço da empresa contratada para os trabalhos já atuam no bairro Jardim Dona Elvira. Há cerca de alguns meses, os trabalhos foram iniciados na divisa entre Jandira e Itapevi e a meta é estender a canalização até o Centro da cidade.

A ação, que é o maior investimento público já feito no município, vai garantir a  redução dos índices de inundações na cidade, quando concluída. Esta é a primeira etapa do grande projeto de macrodrenagem, que inclui ainda a canalização do córrego Sapiantã (entre o Jardim Santa Rita e a Cohab), além da construção de pontes e passarelas ao longo das vias fluviais e de novos piscinões de retenção de água das chuvas.

Segundo a Secretaria de Planejamento, ao longo do rio estão sendo implantadas cinco mil peças de concreto em formato de ‘L’. Para isso, é necessário desviar o curso do rio e baixar o volume de águas para implantação das placas. Antes da colocação das peças, a Prefeitura executa a limpeza e a dragagem (escavação para aumento de profundidade) do leito do rio.

A pasta informa ainda que os trabalhos são feitos por etapas. Isso ocorre pois a equipe iniciou as obras nos trechos retilíneos. Assim, conforme os operários vão avançando, os trechos presentes nas curvas do rio também recebem intervenções paralelamente.

Além da redução das enchentes, as obras contribuirão para melhorias no trânsito da região. Isso porque, com a canalização, a Prefeitura irá pavimentar as vias que margeiam o rio, finalizando o serviço de asfaltamento no Jardim Vitápolis. Além disso, a EMTU deverá implantar em breve um viaduto ligando a rua Ameríndia ao Corredor Metropolitano Itapevi-Butantã. Também está em andamento a abertura de um novo acesso entre a rodovia SP-29 e o Jardim Vitápolis, justamente na via que margeia o rio Barueri-Mirim.

Para o prefeito Jaci Tadeu, a canalização do rio Barueri-Mirim será uma conquista para o município. “Quando as obras forem concluídas a cidade e, principalmente, os moradores ribeirinhos terão muito mais qualidade de vida. Por isso, acompanhamos passo a passo todo o trabalho que vem sendo realizado devido à grande importância dessa intervenção. Além de contribuir com a redução das enchentes, a canalização também vai valorizar ainda mais os bairros que passam pelo rio”, avaliou Jaci.   

Relacionados