Trabalho de orientação tem mantido baixo o número de casos de Dengue em Itapevi

Preveno_Dengue2Informação. Essa tem sido a palavra de ordem utilizada pela Prefeitura de Itapevi para prevenir a cidade contra casos de Dengue.

Além dos serviços técnicos realizados pela Secretaria de Higiene e Saúde, por meio da coordenação de Controle de Vetores – que inclui telagem de reservatórios de água e identificação de possíveis focos do mosquito -, ações informativas vêm sendo realizadas com apoio da Secretaria de Educação e Cultura.

Professores da Rede Municipal de Ensino já receberam informações sobre como prevenir os focos de proliferação do inseto Aedes aegypti, tais como telar a caixa de água, não deixar vasos e outros recipientes com acúmulo de água, lavar as vasilhas de alimentação dos animais domésticos, dentre outras precauções.

As orientações foram repassadas aos alunos que puderam educar seus familiares, multiplicando o acesso à informação. Algumas escolas, inclusive, se mobilizaram na prevenção à doença, indo às ruas conscientizar a população sobre os cuidados necessários para este verão. É o caso do CEMEB Adolpho Pinheiro Machado, onde os alunos realizaram uma passeata pelas principais vias do Jardim Rosemeire, empunhando faixas e cartazes.

Profissionais da Secretaria de Higiene e Saúde realizam bairro a bairro a telagem de reservatórios de água, identificando possíveis focos do mosquito e orientando a população. O Departamento de Vigilância Epidemiológica também efetua ações preventivas em locais onde há registros de casos suspeitos da doença, quando imediatamente efetua o bloqueio na região indicada, atendendo inclusive as quadras próximas.

“A informação ainda é a melhor forma de prevenção. Por isso, as equipes das Unidades de Saúde da Família (USF) têm percorrido cada casa, orientando os moradores quanto ao perigo da Dengue. Afinal, conhecer as principais formas de prevenção é necessário para que cada um possa fazer sua parte”, ressalta a prefeita Dra. Ruth Banholzer.

E os baixos índices de casos apresentados pelo município demonstram que, de fato, a Dengue é um problema que tem ficado cada vez mais no passado de Itapevi, quando a cidade sofria com frequentes epidemias da doença. Segundo a Coordenação de Controle de Vetores, este ano, foram registrados apenas 24 casos, sendo 13 autóctones e 11 importados, números que se encontram bem abaixo dos apresentados por outros municípios do Estado, como Ribeirão Preto e Guarujá.

Para intensificar os trabalhos de combate ao mosquito, a Secretaria de Higiene e Saúde criou ainda a Central de Combate à Dengue, nas dependências do Pronto Socorro Municipal, espaço que oferece aos servidores do Controle de Vetores maior conforto e melhores condições para elaboração de planejamentos na prevenção e combate à dengue.

 

Relacionados