Itapevi conclui mais um ano de grandes realizações

Ruth_NovaConsiderada uma das cidades que mais se desenvolve no Estado de São Paulo, Itapevi conclui, no próximo dia 31, mais um ano de grandes realizações.

Nos últimos 12 meses, a equipe da prefeita Dra. Ruth Banholzer e do vice Jaci Tadeu da Silva promoveu ações que melhoraram a vida de milhares de pessoas e demonstraram, mais uma vez, que o município caminha a passos largos em um modelo de gestão feita com responsabilidade e competência.

Em julho, mais de 220 famílias do Jardim Santa Rita foram retiradas de áreas de risco e agora vivem em moradias regularizadas, em um bairro com total infraestrutura como ruas pavimentadas, rede de água tratada e de coleta de esgoto domiciliar e rede de energia elétrica. A ação faz parte de um amplo projeto de urbanização realizado em parceria com o Governo Federal, que beneficiará, ao todo, 2.109 moradores.

Outra importante conquista da atual administração foi a regularização, em novembro, do Jardim Maria Cecília, correspondente a mais de 200 moradias. Em anos anteriores, Dra. Ruth já havia conseguido a tão sonhada regularização do Parque Suburbano, beneficiando diretamente 8 mil famílias. De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano, o processo de regularização de outros 46 núcleos habitacionais já está em andamento e deve ser concluído nos próximos meses.

A população, que sempre sofreu com a total falta de saneamento básico na cidade, viu serem iniciadas as obras de implantação do coletor tronco de esgotos, que garantirá coleta e tratamento de esgotos dos domicílios de Itapevi, conduzindo os dejetos coletados diretamente à Estação de Tratamento São João, em Barueri. Este ano, ainda foi iniciada a ampliação de rede de água tratada, que prevê o abastecimento aos moradores da região da Vila Nova Itapevi e a área industrial de Itapevi, totalizando 42 mil pessoas beneficiadas.

“As obras que acontecem neste momento nas ruas de Itapevi são as mais importantes ações já realizadas nessa cidade, pois investindo em saneamento básico, também investimos em saúde. Acredito que até o final de 2012, cerca de 60% deste trabalho já tenha sido concluído, o que representa uma grande vitória para todos nós”, comenta Dra. Ruth.

Na área da educação, 2010 ficou marcado pela inauguração de três novas unidades escolares: os Centros Municipais de Educação Básica Carlos Drummond de Andrade (Jardim da Rainha), Dra. Zilda Arns Neumann (Jardim São Carlos) e Tarsila do Amaral (Parque Suburbano). Juntas, as escolas já beneficiam mais de 1,8 mil estudantes da Educação Infantil e Ensino Fundamental.

Para jovens e adultos, este ano comemorou-se a implantação de cursos profissionalizantes do SENAI, sonho antigo da população, promessas vazias de outros prefeitos que passaram por Itapevi e que, graças à parceria entre Dra. Ruth e o presidente Lula, se tornaram uma realidade.

Mas a pavimentação asfáltica, principal marca do trabalho realizado pelo Governo Dra. Ruth e Jaci Tadeu, ainda é uma das prioridades e, por determinação da própria prefeita, o serviço é promovido a todo vapor em diversos bairros. O Parque Wey já foi atendido, com 3,8 km de ruas asfaltadas este ano. Outro bairro contemplado é o Parque Suburbano, onde atualmente a Prefeitura realiza a pavimentação de mais seis ruas e trechos de ruas. Com a implantação da capa asfáltica nestes trechos de vias, terão sido atendidos mais de 12 km de ruas no bairro.

“Uma de nossas principais metas é realizar a pavimentação de todas as ruas de Itapevi que ainda não contam com o benefício. Isso porque sabemos o quanto o asfalto faz diferença para a qualidade de vida da população. Ele traz dignidade, segurança, saúde, facilita o acesso aos serviços públicos, além de valorizar substancialmente o valor do imóvel”, explica a prefeita.

Além disso, a Prefeitura também tem investido na construção de novas áreas de lazer nos bairros da cidade, ampliando, assim, o acesso da população ao esporte e a outras práticas recreativas com total segurança e comodidade. É o caso do Alto da Colina, onde estão sendo construídos dois campos de futebol, uma quadra de areia, uma pista de caminhada, um playground, um parquinho e um quiosque para atividades recreativas.

Na Vila Gióia, outro bairro que está prestes a receber uma nova área de lazer, será construído um mini campo de areia para a prática de futebol, além de um playground. Um campo de futebol de areia também será implantado no Jardim Ruth, assim como no Centro de Reabilitação de Itapevi (CRI).

E, no que depender de Dra. Ruth e Jaci Tadeu, Itapevi poderá comemorar muitas outras vitórias. A Prefeitura acaba de firmar contrato com o Governo Federal para, por exemplo, efetuar a drenagem e canalização de rios e córregos da cidade, o que reduzirá os riscos de enchentes e proporcionará mais qualidade de vida a toda a população.

Também já foi assinada a minuta de doação de um imóvel localizado na esquina da praça Fioravante Belli (rotatória da Cohab) com a avenida Pedro Paulino, para instalação de uma agência do INSS. A implantação da unidade beneficiará diretamente milhares de pessoas que constantemente precisam se deslocar a outros municípios para ter acesso aos serviços da Previdência Social.

Há projetos na área da saúde, segurança, emprego, esportes, e, principalmente, educação. “A partir do ano que vem, por exemplo, serão distribuídos kits de uniformes a todos os estudantes da Rede Municipal de Ensino, assim como todo o material escolar. Além de representar uma economia às famílias, os uniformes também garantem a segurança dos estudantes, que podem ser identificados com muito mais facilidade, e integração entre os alunos, já que possibilita que crianças de diferentes níveis sociais se vistam da mesma forma”, anuncia Dra. Ruth.

Relacionados