Prefeitura lança projetos de qualificação de bolsistas da Frente de Trabalho em Itapevi

Foi lançado nesta segunda-feira (12), o projeto de qualificação dos bolsistas vinculados ao Programa Frente de Trabalho, mantido pela Prefeitura de Itapevi. O projeto visa permitir que os trabalhadores, que iniciarão serviços na administração municipal, estejam aptos a exercer funções em  secretarias como Educação e Saúde.

Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, os 80 novos bolsistas passarão por cursos rápidos de Língua Portuguesa, Matemática e atendimento ao público, em um total de 20 horas. Após esse período, os agentes passarão a atuar em escolas e unidades de saúde. Posteriormente, o curso também será estendido aos bolsistas que já atuam na administração municipal.

A qualificação dos bolsistas também tem por objetivo prepará-los para a inserção no crescente mercado formal de trabalho de Itapevi, uma das metas da atual administração. “Como o bolsista pode permanecer até dois anos atuando no programa, também devemos criar condições para que ele possa obter uma das muitas vagas que surgem diariamente na cidade”, comentou a secretária Sandra Mendes.

Além do projeto de qualificação de bolsistas, o prefeito Jaci Tadeu anunciou a criação de um projeto voltado ao empreendedorismo juvenil. Nas próximas semanas, estudantes do Ciclo II do Ensino Fundamental do CEMEB Gov. Franco Montoro terão acesso aos passos mais comuns e certeiros para a criação de uma empresa, com uma linguagem clara e dinâmica para acompanhar a velocidade e necessidade do jovem de hoje.

O lançamento dos programas teve a participação do prefeito Jaci Tadeu, que inseriu as ações como parte de um amplo programa de manutenção das taxas de crescimento da cidade. “Itapevi vive uma nova realidade, aparecendo como referência em revistas especializadas, como uma ótima cidade de oportunidades para as empresas. Agora é preciso investir na capacitação profissional com a mesma competência com a qual chegamos a esse patamar de desenvolvimento”, destacou Jaci Tadeu.

Participaram do encontro os secretários Kléber Maruxo (Segurança), Israel Marques (Governo), Laila Chaluppe (Saúde), Evangelista Limas (Meio Ambiente) e Lílian Braga (Educação), além dos vereadores Anderson Cavanha (Bruxão do Táxi) e Camila Godói.

Giro do Emprego

No sábado (10), os bairros Parque Suburbano e Monte Serrat receberam as atividades do Projeto Giro do Emprego, realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho. Centenas de moradores foram aos CEMEB’s Tarsila do Amaral e Evany  Ribeiro, em busca das vagas de emprego disponibilizadas pelas empresas locais. Além disso, tiveram acesso a emissão de carteira profissional e orientações sobre programas voltados à empregabilidade mantidos pela pasta.

Relacionados