Prefeitura inicia 3.ª Semana de Prevenção e Combate às Drogas em Itapevi

Abertura_Semana_Combate_DrogasEm cerimônia que reuniu centenas de pessoas no CEMEB Bemvindo Moreira Nery, a prefeita Dra. Ruth Banholzer abriu de forma oficial a 3.ª Semana de Prevenção e Combate às Drogas em Itapevi, na manhã deste sábado (26).

O evento, prestigiado por autoridades municipais, representantes de entidades sociais e pela população, contou com apresentações culturais e esportivas e marcou o início das ações que se estenderão pelos próximos dias.

Na abertura dos trabalhos, a comunidade pode acompanhar performances do grupo de caratê do Projeto Escola da Família e do coral do Projeto Cristolândia, que recupera dependentes químicos, com apoio de uma comunidade religiosa. “Sabemos que para cada pessoa recuperada da forma tradicional, as entidades religiosas podem recuperar até mil vidas. A religiosidade é uma ferramenta indispensável neste processo”, comentou o secretário Kléber Ferreira Maruxo.

Com uma programação repleta de ações sociais, culturais, esportivas e de saúde, serão promovidas nos próximos dias atividades em diversos pontos da cidade, como pedágios do bem, plantões de atendimento psicossocial, palestras em diversas unidades escolares, entre outras, como a Caminhada Pela Vida, que será realizada no dia 02, e o Passeio Ciclístico, no dia 03.

O sucesso da realização das edições anteriores da Semana de Prevenção e Combate às Drogas em Itapevi serve de estimulante para ampliação das ações neste ano. “Já é uma tradição em nossa cidade a realização desta série de ações que está em consonância direta com o pensamento da presidenta Dilma. O Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde, terá um amplo projeto de combate ao crack, que contará com experiências de sucesso no país. Dessa forma, União, Estados e Municípios estarão irmanados contra a droga”, enfatizou a prefeita.

A Semana é uma realização da Prefeitura e do COMADI (Conselho Municipal Anti-Drogas), órgão que reúne autoridades municipais, entidades sociais e representantes da sociedade e que delimita ações de prevenção e combate ao uso da entorpecentes. “Este projeto representa o cumprimento do papel da prefeita Dra. Ruth frente ao município, que é de interagir com todos os órgãos da cidade, buscando soluções para as questões que afligem nossa população”, comentou o vereador Paulo Rogiério de Almeida (Prof. Paulinho), autor do projeto de lei que criou o COMADI.

A ação realizada pela Prefeitura e pelo COMADI representa uma mudança na política preventiva ao uso de entorpecentes no município. “Sabemos que não adianta mudar as pessoas dependentes de lugar, uma vez que só estaremos oferecendo soluções paliativas e demagógicas. É preciso aliar ações de entidades religiosas e sociais e o governo. Esta postura adotada pela administração Dra. Ruth-Jaci Tadeu é fundamental neste processo”, declarou o vereador Fláudio Limas.

Para o vice-prefeito Jaci Tadeu, a realização de mais uma edição da Semana de Prevenção e Combate às Drogas simboliza a seriedade do tema e da necessidade da discussão em sociedade. “Este é um problema que afeta a todos nós que, em determinados momentos, pecamos por achar que é um drama que nunca nos atingirá. Nosso objetivo é colocar o assunto em pauta, porque a droga não escolhe classe social, cor, raça ou credo, estando presente em todos os lugares”, ressaltou Jaci.

Participaram da abertura os secretários Francisco Eleutério (Habitação) e Ruth Gianezzi (Assistência Social e Cidadania), o vereador Silas Pinheiro, representantes da sociedade civil e de entidades sociais, das Guardas Municipais de Porto Feliz, Embu das Artes e Vargem Grande Paulista, dentre outras autoridades.

 

Relacionados