Prefeitura de Itapevi oferece formação em Educação Musical para professores da rede

Curso_MusicaA Prefeitura de Itapevi, por meio da Secretaria de Educação e Cultura, está oferecendo para os professores da Educação Infantil e Fundamental, uma formação inédita de Educação Musical.

O projeto tem como principal objetivo dar suporte ao professor para que ele trabalhe com os alunos atividades que possam desenvolver o senso de percepção musical, a fim de também despertar a sensibilidade das crianças.

A formação está sendo realizada nas dependências da Secretaria de Educação e Cultura, e esse primeiro módulo foi dividido em quatro encontros. O primeiro deles, realizado no dia 18 de maio, contou com a participação de 67 professores.

“Essa ação é inédita no município, e espero que vocês aproveitem ao máximo, pois ter essa formação é um diferencial tanto para vocês como para nossos alunos, que ao entrar em contato com a música, poderão acionar zonas importantes do corpo físico e psíquico, como os sentidos, as emoções e a própria mente”, enfatizou secretário de Educação e Cultura,  prof. Edgard José Fiusa, ao conversar com o grupo que estava na formação.

A professora Débora Balmant dos Santos, do Núcleo de Aprendizagem Pedagógica (NAP), é a responsável pela aplicação do curso, e afirma que o fazer musical infantil envolve uma gama de possibilidades como cantar, tocar, movimentar-se, desenhar, registrar sons, improvisar, entre outros. “Porém, para se adquirir uma linguagem musical, é preciso antes de tudo, vivenciar as diversas possibilidades”, explica.

Desta forma, ela completa que durante as formações, os professores vão trabalhar os seguintes conteúdos: som e suas propriedades, senso rítmico e melódico, pulso interno, voz (canto coral), instrumento (flauta doce e bandinha rítmica), coordenação motora, movimento corporal, percepção, notação musical e repertórios que atinjam os universos erudito, folclórico e popular.

Quanto aos benefícios que a música pode trazer para o aluno, Débora ressalta que entre eles estão o aumento na capacidade de concentração, o desenvolvimento do raciocínio lógico matemático, a melhora da comunicação, além de ajudar a afinar a sensibilidade.

No final da formação, cada professor deverá apresentar um projeto de Educação Musical para trabalhar com sua turma no segundo semestre. 

Relacionados