Prefeitura de Itapevi realiza última reunião com professores do projeto Educar Para Reciclar

Educar-_para_reciclarDesenvolvido nas escolas municipais de Itapevi com o objetivo de integrar preservação do meio ambiente e coleta seletiva, em trabalho conjunto ao Instituto Eurofarma, a Prefeitura de Itapevi realizou no auditório Darcy Ribeiro, a última reunião do ano com professores participantes do projeto ‘Educar Para Reciclar’, abordando o tema ‘Responsabilidade Social e Sustentabilidade’.

O evento foi prestigiado pela prefeita Dra. Ruth Banholzer; pelo secretario de Educação e Cultura, Edgard José Fiusa; pelo secretário de Meio Ambiente, Evangelista Azevedo Limas; pelo supervisor pedagógico Evaldo Xavier da Cunha, e pelas coordenadoras do projeto, Milena Xavier Macedo e Sirlenei Soares Peixoto.

“Possuímos inúmeras riquezas naturais na cidade, como as diversas nascentes de água e a grande quantidade de mata atlântica que cerca o município. Devemos trabalhar muito a conscientização de nossas crianças, para que, no futuro, elas possam usufruir desses bens naturais e continuar a preservá-los”, disse Dra. Ruth.

A palestra foi ministrada pelos ambientalistas do Instituto 5 Elementos, Mônica Borba e Leandro Gonçalves. Foram apresentadas as principais formas de produção, coleta e tratamento do lixo, além de gráficos comparativos da atual produção de lixo no Brasil em relação a outros países. “Esse foi um projeto que, como muitos, se iniciou pequeno, mas se consolidou graças ao apoio dado pelos professores e pela aceitação e incentivo vindo por parte das escolas, que adotaram com fervor as atividades ambientais com os alunos”, disse o secretário Edgard Fiusa.

Também foi apresentado um estudo realizado nas nascentes do bairro Parque Wey, Vila da Paz e Vila Santa Rita. Além da análise de solo feita no local, a palestra abordou a formação destas nascentes, bem como as leis ambientais que as protegem e suas possíveis formas de contaminação junto aos lençóis freáticos – reservas subterrâneas de água.

A professora Ana Paula de Paiva disse que os encontros do projeto auxiliam na conscientização de que a preservação ambiental deve ser feita sem medida de esforços. “Itapevi é privilegiada por sua biodiversidade. É necessário realizar um trabalho que incentive e conscientize a população e a sociedade de que, daqui alguns anos, poderemos não ter mais tantos recursos assim”, disse Ana Paula. 

Implementado na rede municipal desde 2006, a partir de uma parceria entre a Secretaria de Educação e Cultura e o Instituto Eurofarma, o projeto Educar para Reciclar pretende incentivar as unidades escolares a trabalharem para a formação de alunos com uma consciência cidadã voltada para a necessidade da preservação do meio ambiente.

“Até o final de dezembro, será feito o plantio de 5 mil árvores no município, além de estudos realizados para projetos que entrarão em vigor no próximo ano. Criada pela administração da prefeita Dra. Ruth, em dois anos de existência, a Secretaria de Meio Ambiente atende uma grande demanda de serviços, e agradece a parceria e o apoio da Secretaria de Educação e Cultura, na realização das atividades”, disse o secretário Evangelista.

Relacionados