Prefeitura de Itapevi realiza 8º EMIC SHOW

Emic_Show_Na última sexta-feira (26), aconteceu no Espaço Cultural 930, a 8ª edição do EMIC SHOW. O evento, realizado pela Prefeitura de Itapevi, por meio da Secretaria de Educação e Cultura, celebrou o fechamento anual do trabalho pedagógico realizado com crianças e jovens portadores de necessidades especiais.

Abordando o tema “As Regiões do Brasil”, os estudantes, por meio de inúmeras coreografias, encenaram para as autoridades, amigos e familiares presentes,  músicas que trazem em suas letras a diversidade cultural brasileira.

Antes das apresentações, o secretário de Educação e Cultura, Prof. Edgard José Fiusa, deu as boas vindas ao público, ressaltando a importância do evento. “Este evento retrata a realização de um trabalho que vem sendo desenvolvido com muito empenho e carinho por parte de nossos educadores. E hoje vamos mostrar a vocês que nossas crianças têm um potencial, e isso tem que ser valorizado”, disse o secretário.

Em nome dos vereadores, o presidente da Câmara Municipal, Marcos Ferreira Godoy (Teco), em uma breve explanação, demonstrou sua satisfação em participar do evento e parabenizou o trabalho desenvolvido pela prefeita.   “Tenho certeza que hoje será uma noite de superação e que vamos guardar este momento para sempre em nossa memória”,  reforçou.

Representando a prefeita Dra. Ruth Banholzer, o vice-prefeito Jaci Tadeu da Silva, visivelmente emocionado, saudou e agradeceu ao público presente. “Hoje é uma noite muito especial, e é com muito orgulho que represento a Dra. Ruth e compartilho este momento com vocês. Vejo que as ações desenvolvidas pelos professores são regadas com muito amor, e desta forma, agradeço de coração não só à equipe pedagógica, mas também a todos os profissionais envolvidos neste belíssimo trabalho de integração social”, declarou o vice-prefeito.  

Em meio a muitos aplausos, a apresentação foi aberta com a música Aquarela do Brasil, na qual foi retratada a história de cada região, mostrando a riqueza da diversidade cultural que forma a identidade do povo brasileiro. Na sequência, vieram as encenações das músicas Culinária Mundial, Trem das Onze, Banho de Cheiro, Churrasco com Chimarrão, Feira de Manguaio, Tic, Tic, Tac, Rasqueado e Baila Me.

Com o objetivo de ressaltar o verdadeiro sentido do amor e da solidariedade que deve existir nos corações dos seres humanos, um coral de funcionários encerrou as apresentações cantando a música “A Paz”.

Também prestigiaram o evento os vereadores Roberval Luis Mendes da Silva (Val), Adilson Peres, Paulo Rogiério de Almeida (Prof. Paulinho) e Flaudio Azevedo Limas.

Integração Social

As aulas voltadas exclusivamente às crianças e jovens portadores de necessidades especiais são ministradas no CEMEB Prefeito Romeu Manfrinato, antiga Escola Municipal de Integração da Criança (EMIC). Atualmente, a unidade conta com 123 alunos, divididos em 19 turmas, que vão desde o Nível de Adaptação até o Nível Preparatório 5.

Os estudantes desenvolvem atividades correspondentes ao seu nível de aprendizado, como integração social e a convivência com o próximo, conceitos básicos de alfabetização, coordenação motora, entre outras.

No local é oferecido ainda, um trabalho de integração entre a família do estudante e a escola, com o apoio integral aos pais. Com todo esse empenho, dezenas de alunos foram alfabetizados e inclusos na rede regular de ensino.

Relacionados