PREFEITURA DE ITAPEVI PROMOVE OFICINA SOBRE DST/AIDS A PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL

Oficina_DST_Aids_Na última quarta-feira (27), a Prefeitura de Itapevi, por meio da Secretaria de Higiene e Saúde, ofereceu para cerca de 50 professores da rede municipal de ensino a 1ª Oficina DST/AIDS 2011.

A ação, que aconteceu no Auditório Professor Darcy Ribeiro, localizado nas dependências da Secretaria de Educação e Cultura, teve como objetivo formar agentes multiplicadores da informação, ampliar os conhecimentos sobre as doenças sexualmente transmissíveis e estimular ações de prevenção e conscientização nas unidades escolares.

“Dentre as doenças sexualmente transmissíveis, podemos citar a Aids, que hoje em dia é uma doença controlada. No entanto, a administração está preocupada com a prevenção, ou seja, com o que podemos fazer para que nossos jovens fiquem longe das doenças”, disse Reynaldo Gil, que iniciou as atividades e esteve no encontro representando o secretário de Higiene e Saúde, dr. Sidney Sepulcre.

          Na sequência, a psicóloga Rosana Brunelo fez uma apresentação, explicando que o tema sexo ainda é tratado com muito tabu pela sociedade, e que tal fator gera muita dificuldade quando a informação tem de ser disseminada. “Neste sentido, os professores precisam ampliar seus conhecimentos e tentar vencer suas próprias barreiras para poder conversar com os alunos de forma clara e sem preconceitos”, esclareceu a psicóloga.

Ao longo da oficina, temas como as diferenças entre sexo e sexualidade, assim como as inúmeras transformações que acontecem no corpo durante a fase da adolescência, também foram abordados com os professores, por meio de uma palestra ministrada pela Dra. Aretusa Rodrigues.

A prefeita Dra. Ruth Banholzer defende que informar e educar os jovens do município, no intuito de protegê-los contra os mais diversos tipos de doenças sexualmente transmissíveis, é um dos pontos fortes de sua gestão. “Porém, esse trabalho precisa ser desenvolvido em conjunto, ou seja, entre a família e a escola. Por isso realizamos esse encontro, pois o objetivo é preparar o professor para que ele seja um agente multiplicador da informação”, ressalta Dra. Ruth.

A Prefeitura informa ainda que outros encontros serão promovidos pela Secretaria de Higiene e Saúde em parceria com a Secretaria de Educação e Cultura. “Estamos em contato com os educadores e a meta também é realizar encontros com os pais para que todos possam falar a mesma língua com os jovens”, finaliza o secretário de Educação e Cultura, prof. Edgard José Fiusa.

Relacionados